"Capacidade de carga" como paradigma de gestão dos impactos da recreação e do turismo em áreas naturais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i1p5-28Palabras clave:
turismo e recreação, meio ambiente, impactos, capacidade de carga, gestão.Resumen
A incorporação do conceito de capacidade de carga pelo turismo e pela recreação como atividades com grande interesse e atuação voltados para os ambientes naturais, vem proporcionando amplo e fértil campo de abordagem, particularmente no meio acadêmico. Nesse contexto, visando contribuir para a formação de uma base de conhecimentos na área, este artigo oferece aparte conceituai e metodológico centrado no paradigma da capacidade de carga, abrangendo seus enfoques e tipologias, bem como os métodosde gestão dos impactos que vêm sendo criados e aplicados sobretudo nos países desenvolvidos. Trata-se não apenas de uma varredura bibliográfica sobre o tema, mas de um esforço de sistematização e de delimitação do conteúdo pertinente em função do interesse e da necessidade de atuação investigativa que se verifica atualmente no meio acadêmico.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-05-30
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
PIRES, Paulo Santos. "Capacidade de carga" como paradigma de gestão dos impactos da recreação e do turismo em áreas naturais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 1, p. 5–28, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i1p5-28. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63717.. Acesso em: 5 jan. 2026.







