Marketing turístico estratégico: posicionamento da CVC Turismo no mercado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p142-160Palabras clave:
marketing turístico, agência de turismo, posicionamento estratégico, bases de segmentação, estratégias competitivas, CVC Turismo, São Paulo, Brasil.Resumen
O presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória a respeito do marketing estratégico das agências de turismo no Brasil, centrada em estudo de caso sobre o posicionamento da cvc Turismo no mercado de viagens nacional. Na parte teórica, trata de aspectos conceituais de segmentação de mercado, estratégias competitivas e posicionamento estratégico. Na pesquisa de campo, aborda o caso da cvc Turismo, agência de turismo sediada em São Paulo (Brasil), ressaltando as bases de segmentação e as estratégias competitivas por ela utilizadas. Os resultados indicam que o seu posicionamento estratégico é explicado pela busca de uma maior segmentação da demanda e da oferta de produtos turísticos, e pela existência de várias estratégias, como sua ampla rede de distribuição no Brasil, seus preços e formas de pagamento e seu foco de atuação no turismo interno. Conclui que há uma posição de liderança da cvc no mercado turístico e que essa empresa situa-se na fase de consolidação do seu ciclo de vida.Descargas
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Publicado
2006-12-23
Número
Sección
Artículos
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Cómo citar
PERUSSI, Regina Ferraz; REJOWSKI, Mirian. Marketing turístico estratégico: posicionamento da CVC Turismo no mercado brasileiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 142–160, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p142-160. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63760.. Acesso em: 24 jul. 2024.