Rentabilidade de clientes e a gestão hoteleira: uma pesquisa em hotéis do Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i2p190-205Palabras clave:
clientes, rentabilidade, informação.Resumen
O presente estudo trata da rentabilidade de clientes no setor hoteleiro. Para extrair a realidade dos hotéis, efetua-se uma pesquisa de campo em 147 hotéis de médio e grande porte, localizados em cinco estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa revela que 81,6% da amostra estudada não avalia a rentabilidade individual obtida com seus clientes, enquanto 18,4% o fazem por um sistema com informações estruturadas. Porém, 85,8% dos hotéis, mesmo com algumas restrições, consideram importante a existência de um sistema eletrônico que forneça esse tipo de informação para uma decisão. Finalmente, conclui que as informações sobre a rentabilidade de clientes podem proporcionar boa oportunidade aos hotéis de maximizar as suas relações com estes.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-08-18
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
LEITÃO, Carla Renata Silva; SILVA, José Dionísio Gomes da. Rentabilidade de clientes e a gestão hoteleira: uma pesquisa em hotéis do Nordeste brasileiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 2, p. 190–205, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i2p190-205. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/68307.. Acesso em: 20 jun. 2024.