Estratégias Empreendedoras em Associações de Condutores dos Parques Nacionais Piauienses: propostas de educação ambiental e responsabilidade socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p337-353Palabras clave:
SWOT, Serra da Capivara, Turismo ArqueologicoResumen
Este artigo é o resultado do projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), PROEXT 2009/edital 06. As estratégias sugeridasforam apresentadas no seminário de capacitação desenvolvido para os condutores de visitantes do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC) e Parque Nacional Sete Cidades(PN7C). Foram traçados dois objetivos principais. O primeiro foi criar formas inovadoras para gerar soluções em unidades de conservações a partir do conhecimento previamente adquirido pelos condutores de visitantes. O segundo objetivo era identificar comoestes condutores poderiam criar novas formas de explorar a atividade turística ao mesmotempo em que benefícios sociais, econômicos e ambientais pudessem ser alcançados com estas medidas empreendedoras. Para medir as forças e fraquezas internas do ambiente de trabalho dos condutores, foi utilizada a metodologia de Manzato (2005, 2007), previamente validada na classificação do turismo arqueológico. Após o agrupamento da opinião dos condutores sobre o ambiente interno, foram ofertadas oficinas para elencar as principais oportunidades e ameaças do ambiente externo. Esta etapa proporcionou o levantamento de todas as variáveis necessárias para uma análise SWOT a partir do conhecimento e da perspectiva dos condutores dos referidos parques.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.







