Perfil, Expectativas de Consumo e Satisfação dos Visitantes de Fim de Semana da Vila Histórica de Paranapiacaba - Santo André, SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p282-307Palavras-chave:
Perfil da demanda, Necessidades do consumidor, Satisfação, ParanapiacabaResumo
Este artigo apresenta uma descrição e análise do perfil, expectativas e níveis de satisfação da demanda de visitantes de final de semana da Vila Paranapiacaba, um consolidado destino de turismo histórico-ferroviário. Para tanto, foram realizadas pesquisa de campo, com a aplicação de 321 questionários. Os resultados demonstraram que Paranapiacaba atrai visitantes de classe média e alta, oriundos principalmente de municípios em um raio de até 119 km de distância, sendo que metade destes está no local pela primeira vez. A maioria dos visitantes passa somente algumas horas na vila histórica, utilizando principalmente os atrativos históricos, culturais e naturais e os serviços de alimentação, com pouco uso dos meios de hospedagem e outros serviços e infraestruturas para o turismo. As expectativas dos visitantes são em sua maioria atendidas pela oferta atual, conferindo um grau predominantemente positivo na avaliação de satisfação. Desta forma, conclui-se que a Vila de Paranapiacaba necessita de algumas melhorias apenas na infraestrutura e nos serviços básicos, bem como deve aproveitar melhor os canais virtuais de divulgação, que ainda ocupam pequena parcela como meio de divulgação do destino. Quanto aos empreendimentos, sugere-se que caminhem para a diferenciação em sua forma de atendimento e nos produtos oferecidos, aspectos pontuados pelos visitantes. Por fim, ressalta-se a necessidade de pesquisas complementares no destino, em eventos e nos dias úteis com escolas, para o conhecimento amplo de toda a demanda, bem como sua curva sazonal de visitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.