Os sentidos e os significados dos artefatos culturais na economia contemporânea: proposta de interpretação dos edifícios hoteleiros instalados nas cidades
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p341-366Palavras-chave:
arquitetura hoteleira, cidades, cultura contemporânea, economia urbana, hospedagemResumo
Esta é uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental, cujo objetivo é compreender o processo de criação e composição do valor dos objetos arquitetônicos como mercadorias culturais inseridas na lógica específica da circulação do capital nas economias contemporâneas. Para tanto, este estudo se apóia em investigação conduzida desde 2007 e que congrega um banco de dados que atualmente reúne 672 empreendimentos hoteleiros localizados no Brasil e no exterior, de forma a procurar constituir uma proposta de identificação das formas mais comuns de edifícios dedicados total ou parcialmente à hospedagem, vistos estes edifícios enquanto artefatos arquitetônicos. Procuramos também caracterizar o conteúdo da estrutura material de hospedagem nos aglomerados urbanos inseridos no mapa turístico mundial, desde a perspectiva de leitura dos edifícios hoteleiros como mercadorias urbanas. O estudo mostrou que o design aparece como um elemento de diferenciação capaz de maximizar os resultados da chamada economia de signos e espaços e a participar de maneira efetiva e eficaz da dinâmica social de valorização do capital (em suas mais diversas formas) nos processos de reestruturação de espaços urbanos contemporâneos. De maneira específica e direcionada, o estudo confirma a estética arquitetônica dos edifícios dedicados total ou parcialmente à hospedagem como elemento capaz de reorientar de maneira efetiva os significados do consumo hoteleiro nas cidades, o que se reflete diretamente no aumento do valor material, social e simbólico da hospedagem no circuito cultural e financeiro das economias urbanas contemporâneas.Downloads
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