Gestão de pessoas em empresas turísticas de pequeno porte: o caso do setor hoteleiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p91-115Palavras-chave:
gestão de pessoas, pequenas empresas, setor hoteleiro.Resumo
A gestão de pessoas no setor de turismo assume dimensão estratégica para as empresas, visto a necessidade de atrair, desenvolver e manter pessoas qualificadas para atender às necessidades dos clientes. Este estudo teve por objetivo analisar as práticas, a demanda de profissionais e os desafios na gestão de pessoas nas empresas hoteleiras de pequeno porte. Entrevistas pessoais foram realizadas com 30 proprietários/gerentes de estabelecimentos hoteleiros de pequeno porte, localizados em Aracaju e nos principais municípios turísticos do Estado de Sergipe. A baixa escolaridade dos empregados foi percebida como o maior desafio da gestão de pessoas nas empresas de pequeno porte do setor hoteleiro, pois essa limitação se reflete em todos os demais aspectos, a exemplo das dificuldades dos empregados em absorver novos conhecimentos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.Downloads
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