Turistas de negócios na Cidade de São Paulo: um estudo de demanda segmentada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i1p85-107Palabras clave:
turismo de negócios, turista de negócios, critérios de segmentação, grandes feiras de negócios, destino São Paulo.Resumen
Apresenta-se neste artigo resultados parciais da tese exploratório-descritiva defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com o qual objetiva-se desvendar e discutir as características do turista de negócios na cidade de São Paulo. Para tanto foi adotado, com fins metodológicos, o artifício de segmentação de demanda para viabilizar a investigação deste público em grandes feiras de negócios realizadas na capital paulista. Para fundamentar as análises do segmento de turistas de negócios fizeram-se algumas considerações sobre variações conceituais do tema. A caracterização do público investigado revelou que existem variáveis sociodemográficas do turista de negócios que se aproximam das discussões teóricas. Entretanto, a avaliação de tipos de equipamentos e serviços requeridos por turistas de negócios revelou a existência de significativa demanda por hotéis de médio conforto, contrariando autores que vinculam o turista de negóciosa produtos de luxo.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-04-18
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
BRAGA, Débora Cordeiro. Turistas de negócios na Cidade de São Paulo: um estudo de demanda segmentada. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 1, p. 85–107, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i1p85-107. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/68278.. Acesso em: 3 jan. 2026.







