Cuidar para ensinar e ensinar a cuidar: práticas corporais no contexto de formação em Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v35i1-3e239092Palavras-chave:
Práticas corporais, Terapias mente e corpo, Formação profissional, Ensino- aprendizagem, Terapia ocupacional, Prática pedagógicaResumo
O ensino de práticas corporais mostra-se como importante ferramenta de resistência ao modelo biomédico, favorecendo a invenção de novas formas de se pensar e produzir práticas corporais na saúde, com o desenvolvimento de metodologias e posturas de ensino dialógicas. Objetivo: Analisar o sentido do aprendizado de práticas corporais para os estudantes durante a formação graduada em Terapia Ocupacional. Método: Pesquisa documental qualitativa descritivo-exploratória, que utilizou como fonte primária de dados os registros escritos desenvolvidos por estudantes do 6º período da disciplina MFT0718 - Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais II, ministrada de 2020 a 2024, armazenados na plataforma Moodle, com acesso restrito ao docente, monitor e estudantes. Resultados: A disciplina contava com momentos teóricos e discussão das práticas corporais; oficinas de trabalho corporal e diário do corpo; oficinas de trabalho corporal voltadas ao cuidado do outro e compartilhamento das experiências. Foram analisados 152 documentos. Diferentes benefícios nos aspectos físicos, emocionais e de bem-estar foram evidenciadas com as práticas corporais vivenciadas pelos estudantes e com o outro. Conclusão: A disciplina, por meio de metodologias de ensino dialógicas, fomentou a participação ativa dos estudantes, a corporificação dos saberes teórico-práticos, que transcenderam a sala de aula, aproximando-se da preparação para a prática profissional
Downloads
Referências
Rodrigues NFA, Souza RGM. As experimentações corporais nos processos formativos da graduação em terapia ocupacional: uma revisão na literatura brasileira. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2020;28:271–90. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/vN6ddYP67VpVHsV87wjj3GH/?lang=pt doi: 10.4322/2526-8910.ctoAR1864
Oliveira Junior JB, Grisotti M, Manske GS, Moretti-Pires RO. As práticas corporais como dispositivos da biopolítica e do biopoder na Atenção Primária à Saúde. Saúde Em Debate [Internet]. 2021;45:42–53. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/LC6NLwDNx9kTQWSvCj4vLcS/?lang=pt doi: 10.1590/0103-1104202112803
Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde [Internet]. 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf
Guerra PH, Andrade DR, Loch MR. Promoção das Práticas Corporais/ Atividade Física nos programas de governos presidenciais do Brasil (2018): diferentes caminhos, diferentes intencionalidades. Physis Rev Saúde Coletiva [Internet]. 2021;31:e310322. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/f5Bw9wz75LCSypZGsG3XFLm/?lang=pt doi: 10.1590/S0103-73312021310322.
Carvalho FFB, Sposito LAC, Rodrigues PAF, Vieira LA. Promoção das práticas corporais e atividades físicas no Sistema Único de Saúde: mudanças à vista, mas em qual direção? Cad Saúde Pública [Internet]. 2022;38:e00095722. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Gq4qHwBcbk7v3sf7stjJJ6S/?lang=pt doi: 10.1590/0102-311XPT095722
Brasil, Ministério da Saúde. PORTARIA No 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008: Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF [Internet]. 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html
Ministério da Saúde (BR). PORTARIA No 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 : Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
Ministério da Saúde (BR). PORTARIA GM/MS No 1.105, DE 15 DE MAIO DE 2022: Altera a Portaria de Consolidação GM/MS no 6, de 28 de setembro de 2017, para instituir o incentivo financeiro federal de custeio, destinado à implementação de ações de atividade física na Atenção Primária à Saúde (APS) [Internet]. Ministério da Saúde; 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
D’Angelo A. Giro corporal y contrahegemonía en terapia ocupacional: diálogos conceptuales entre la somática en el campo de la salud y la corporalidad en antropología. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2023;31:e3588. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/cjjpYDZx7jykp3W4MvRKcFD/?lang=es doi: 10.1590/2526-8910.ctoAO275835883
Castro ED, Saito CM, Drumond FVF, Lima LJC. Ateliês de corpo e arte: inventividade, produção estética e participação sociocultural. Rev Ter Ocup. Univ. São Paulo [Internet]. 2011;22(3):254–62. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/46431 doi: 10.11606/issn.2238-6149.v22i3p254-262
Rocha EF. Corpo com Deficiência em busca de reabilitação? A ótica das pessoas com deficiência física. 1o ed. Hucitec; 2019. 227 p.
Oliveira IBS, Araújo LS. Paisagens acolhedoras em um tempo de sutilezas: ressonâncias da dança em uma clínica corporal em saúde mental. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2013;21(3). Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/917 doi: 10.4322/cto.2013.059
Toldrá RC, Souza CCBX. Ensino remoto de práticas corporais para os estudantes de terapia ocupacional no contexto da pandemia por COVID-19: desafios e aprendizados. Rev Ter Ocupacional Universidade São Paulo [Internet]. 2022;32(1–3):e203958–e203958. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/203958 doi: 10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe203958
Silva ML, Gregorutti CC. Abordagens corporais: recurso transformador na formação do terapeuta ocupacional. Rev Ter Ocupacional Universidade São Paulo [Internet]. 2014;25(2):135–41. Disponível em: https://revistas.usp.br/rto/article/view/61703 doi: 10.11606/issn.2238-6149.v25i2p135-141
Cirineu CT, Assad FB, Uchôa-Figueiredo LR. A abordagem corporal como estratégia utilizada por terapeutas ocupacionais junto a agentes comunitários de saúde. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2020;28(1):74–85. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2481 doi: 10.4322/2526-8910.ctoAO1903
Angeli AAC, Caldas FL. No passo Guarani: contribuições para pensar os corpos neste chão Brasil. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2025;32:e3771. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/wLCWMwsCsGb4DJw6WP4nT6h/?lang=pt doi: 10.1590/2526-8910.ctoAO29043771
.Rodrigues NFA, Souza RGM. As experimentações corporais nos processos formativos da graduação em terapia ocupacional: uma revisão na literatura brasileira. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2020; 28(1). Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2438 doi: 10.4322/2526-8910.ctoAR1864
Pimentel PP, Toldrá RC. Método self-healing como estratégia de promoção à saúde e reabilitação de pessoas com esclerose múltipla no contexto da terapia ocupacional. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2017;25(3):565–73. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1739 doi: 10.4322/2526-8910.ctoAO0992
Toldrá RC. Terapia Ocupacional e o Método Self Healing: criando novas possibilidades de viver corpo. Em: Pádua EMM, Magalhães LV, organizadores. Casos, Memórias e Vivências em Terapia Ocupacional. Campinas: Papirus; 2005. p. 97–114.
Silva MLC, Toldrá RC, Souza CCBX. Terapia ocupacional e as práticas corporais: revisão integrativa da literatura. Rev Ter Ocupacional Universidade São Paulo [Internet]. 2024;34(1–3):e221057. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/221057 doi: 10.11606/issn.2238-6149.v34i1-3e221057
Saito CM, Castro EDD. Práticas corporais como potência da vida. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2011; 19(2). Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/460
Rocha EF, Souza CCBX. Pode o corpo ser mais que um autômato a ser consertado? Encontros entre a filosofia de Espinosa e o conceito Bobath. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2023; 31: e3512–e3512. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3512 doi: 10.1590/2526-8910.ctoARF269335121
Bertazzo I. Corpo Vivo: reeducação do movimento. 2o ed. São Paulo: Edições SESC; 2015. 256 p.
Schneider M, Larkin M, Schneider D. Manual de autocura: método Self-Healing. São Paulo: Triom; 1998.
Schneider M, Larkin M, Schneider D. Manual de autocura: patologias específicas - método Self-Healing 2a Parte. São Paulo: Triom; 1999.
Alexander G. Eutonia. Um caminho para a percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes; 1983.
Dascal M. Eutonia: o saber do corpo. São Paulo: Editora Senac São Paulo; 2008.
Béziers MM, Hunsinger Y. O bebê e a coordenação motora. São Paulo: Summus editorial; 1994.
Feldenkrais M. Consciência pelo Movimento. 9o ed. Summus editorial; 1977.
Rodrigues NFDA, Souza RGDMD. As experimentações corporais nos processos formativos da graduação em terapia ocupacional: uma revisão na literatura brasileira. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2020;28(1):271–90. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102020000100271&lng=en&nrm=iso&tlng=en doi: 10.4322/2526-8910.ctoAR1864.
Lima EMFA. A análise de atividade e a construção do olhar do terapeuta ocupacional. Rev Ter Ocupacional Universidade São Paulo [Internet]. 2004;15(2):42–8. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13938 doi: 10.11606/issn.2238-6149.v15i2p42-48.
Castillo JIM. Terapeutas ocupacionales y su rol docente: percepciones de profesionales y estudiantes universitarios. Cad Bras Ter Ocupacional [Internet]. 2022;31:e3292. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/dKbcgLYVsFkFdjNbLKwpFhN/?lang=es doi: 10.1590/2526-8910.ctoAO251732923
Vasconcellos M, Passos PG. Professores(as) marcantes em pauta: um olhar à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica. Rev Bras Estud Pedagógicos [Internet]. 2024; 105:e5814. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/nqcqjHGCg8VhgXjL3r3Rwnw/?lang=pt doi: 10.24109/2176-6681.rbep.105.5814
Assis MDPD, Ayoub E, Cunha ACTN. Corpo, práticas corporais e o fazer sensível na formação em pedagogia: narrativas de docentes das universidades públicas paulistas. Educ Em Rev [Internet]. 2022;38:e26172. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hByY943JxZ8DzXJvrWGXqvM/?lang=pt doi: 10.1590/0102-469826172
Larrosa J, Kohan W. Apresentação da coleção. Em: Larrosa J, organizador. Elogio da escola. Edição do Kindle. Belo Horizonte: Autêntica; 2021.
Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1979.
Merhy EE. Um ensaio sobre o médico e suas valises tecnológicas: contribuições para compreender as reestruturações produtivas do setor saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2000; 4:109–16. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/hWjdyMG9J4YhwPLLXdY3kfD doi: 10.1590/S1414-32832000000100009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Cristina Bortolozzo Ximenes Souza, Isadora Romagnoli Ribeiro, Rosé Colom Toldrá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.