Translation and brazilian cultural adaptation of the Assessment of Life Habits for Children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i1p37-44

Keywords:

Translations, Health Evaluation, Cross-Cultural Comparison, Infant, Activities of Daily Living, Child, Evaluation of results of therapeutic interventions

Abstract

Introdução: Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil são cada vez mais utilizados na clínica e pesquisa científica e o Brasil possui escassez de instrumentos validados para sua população. O instrumento Canadense Assessment of Life Habits (LIFE-H) para crianças foi desenvolvido para a avaliação dos hábitos de vida de crianças e ilustra a interação dinâmica entre fatores pessoais e ambientais. Objetivo: Traduzir e adaptar culturalmente a LIFE-H para crianças de 0 a 4 anos para a realidade brasileira. Métodos: Um linguista certificado e três fisioterapeutas qualificados participaram da fase de tradução. O instrumento traduzido (LIFE-H_BR) foi submetido à análise semântica e de conteúdo por estratos inferior (cinco usuários em potencial) e sofisticado (quatro usuários técnicos). Trinta profissionais da saúde participaram da adaptação cultural. Um coeficiente de concordância bruta foi aplicado para as análises Semântica e de Conteúdo e uma análise de Correlação de Distâncias foi aplicada entre os juízes. Resultados: Alta concordância e similaridade entre os juízes técnicos no processo de tradução e necessidade de adaptação cultural de 29 itens. Conclusões: O LIFE-H_BR pode ser utilizado para avaliação dos hábitos de vida de crianças brasileiras de 0 a 4 anos.

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Author Biographies

  • Fernanda Pereira dos Santos Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Parte integrante da Tese de Doutorado “Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras”, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos, de Fernanda Pereira dos Santos Silva. Apresentação oral, no XXVI Simpósio de Fisioterapia UFSCar, São Carlos, SP, BR, 23 nov. 2019.

    Departamento de Fisioterapia, Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (LADI), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

  • Beatriz Helena Brugnaro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Parte integrante da Tese de Doutorado “Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras”, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos, de Fernanda Pereira dos Santos Silva. Apresentação oral, no XXVI Simpósio de Fisioterapia UFSCar, São Carlos, SP, BR, 23 nov. 2019.

    Departamento de Fisioterapia, Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (LADI), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

  • Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Parte integrante da Tese de Doutorado “Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras”, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos, de Fernanda Pereira dos Santos Silva. Apresentação oral, no XXVI Simpósio de Fisioterapia UFSCar, São Carlos, SP, BR, 23 nov. 2019.

    Departamento de Fisioterapia, Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (LADI), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

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Published

2020-08-12

Issue

Section

Articles

How to Cite

Silva, F. P. dos S., Brugnaro, B. H., & Rocha, N. A. C. F. (2020). Translation and brazilian cultural adaptation of the Assessment of Life Habits for Children. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 30(1), 37-44. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i1p37-44