Problemas de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos: levantamento baseado no relato de professores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p20-28Palabras clave:
Desenvolvimento infantil, Crianças, Transtorno das modalidades motoras, Questionário^i1^sutiliza, Docentes, Saúde escolarResumen
O termo transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) ainda é pouco usado no Brasil e a maioria das crianças com esse tipo de problema não é diagnosticada. As dificuldades de coordenação motora geralmente são evidenciadas na escola e, embora queixas de crianças com problemas de escrita ou lentidão motora sejam comuns, essas dificuldades não são identificadas como uma questão que merece atenção especial. O objetivo deste estudo foi examinar a freqüência e as atividades nas quais professores observam dificuldades de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos de idade. Um questionário simples, com questões fechadas, foi enviado a escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Dados de 288 questionários, sendo 148 de professores da rede Municipal e 140 de escolas particulares, foram analisados descritivamente. A maioria dos professores, 88% nas escolas Municipais e 79% nas particulares, indicaram que geralmente observam problemas de coordenação em um a dois alunos em cada classe, o que resultou na estimativa de 18,6% de crianças com algum tipo de dificuldade motora. Estes dados superam os 6% reportados na literatura internacional, sendo importante investir em estudos epidemiológicos e na identificação correta do TDC em crianças brasileiras.Descargas
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Publicado
2009-04-01
Número
Sección
Artigo Original
Cómo citar
Magalhães, L. de C., Rezende, M. B., Amparo, F., Ferreira, G. N., & Renger, C. (2009). Problemas de coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos: levantamento baseado no relato de professores . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 20(1), 20-28. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i1p20-28