Indicadores de burnout em docentes de terapia ocupacional: um estudo piloto

Autores/as

  • Luciane Modesto Ruiz Universidade Estadual Paulista
  • Nilson Rogério da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i2p101-109

Palabras clave:

Pessoal de saúde^i1^seduca, Docentes, Saúde ocupacional, Terapia ocupacional^i1^seduca, Fatores de risco, Esgotamento profissional

Resumen

Terapeutas ocupacionais enfrentam riscos a saúde que incluem exposição à angústia e ao comportamento difícil, tratamentos prolongados e intervenções com resultado incerto. No que se refere aos profissionais terapeutas ocupacionais que atuam na docência, pode-se dizer que existe uma duplicidade de fatores de risco, ou seja, daqueles decorrentes da atuação como profissionais da saúde e também de elementos presentes na prática docente. Profissionais da saúde e educação têm apresentado indicadores significativos de burnout, mas o tema tem sido pouco estudado a terapeutas ocupacionais. O presente estudo teve por objetivos identificar a presença de indicadores de burnout em terapeutas ocupacionais que atuam como docentes, bem como possíveis impactos sobre a saúde dos mesmos e na qualidade do serviço prestado ao aluno. Participaram da pesquisa 46 terapeutas ocupacionais que atuam como docentes em cursos de Terapia Ocupacional das instituições de ensino públicas e privadas do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foi utilizado o protocolo MBI (Maslach Burnout Inventory). Os dados foram analisados por meio do pacote estatístico SPSS versão 13,0 e organizados em tabelas. Foram encontrados resultados significativos para a exaustão emocional (44,2% da amostra apresentaram escore médio e alto para esta dimensão). Para a dimensão despersonalização, 18,3% apresentaram escore médio e alto e somente 14,7% relataram a diminuição da realização pessoal. Os dados revelam a importância de medidas de prevenção e enfrentamento do burnout, visto que a dimensão da exaustão emocional é preditora para as demais.

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Publicado

2009-08-01

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

Ruiz, L. M., & Silva, N. R. da. (2009). Indicadores de burnout em docentes de terapia ocupacional: um estudo piloto . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 20(2), 101-109. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i2p101-109