Abordagens corporais: recurso transformador na formação do terapeuta ocupacional

Autores/as

  • Meire Luci da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
  • Carolina Cangemi Gregorutti UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p135-141

Palabras clave:

Terapia ocupacional/educação, Ensino, Imagem corporal, Cinésica, Desenvolvimento de pessoal

Resumen

O objetivo deste estudo foi discutir o processo de ensino-aprendizagem de abordagens corporais no campo da Terapia Ocupacional. Os dados foram coletados durante a disciplina em abordagens corporais ministrada no curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista, por meio de grupos focais realizados ao final de doze
encontros presenciais com quatro horas/aula cada. O estudo foi desenvolvido com quarenta discentes matriculados na disciplina. Todos os encontros foram fi lmados e transcritos na íntegra, sendo os relatos analisados através do método análise de conteúdo e criação de categorias. Os resultados apontaram para percepção de que as temáticas discutidas durante os encontros possibilitaram ao discente vivenciar e construir um pensamento crítico a respeito
daquilo que é próprio do cliente aproximando-o, por meio de uma abordagem holística, daquilo que é potência norteadora do processo em Terapia Ocupacional. As abordagens corporais são
consideradas um recurso transformador e potente no processo ensino-aprendizagem da Terapia Ocupacional e como atividade formativa investigativa na construção das compreensões da
prática profi ssional do terapeuta ocupacional em situações de singularidade, complexidade, incerteza e confl ito de valores

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2014-10-14

Número

Sección

Relatos sobre projetos e experiências

Cómo citar

Silva, M. L. da, & Gregorutti, C. C. (2014). Abordagens corporais: recurso transformador na formação do terapeuta ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(2), 135-141. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p135-141