Percepção de egressos sobre estágios de terapia ocupacional em geriatria e gerontologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p48-56Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Gerontologia, Ensino, Educação em saúdeResumo
INTRODUÇÃO: Políticas para idosos no Brasil colocam como central a formação de recursos humanos uma vez que profissionais qualificados contribuem para atenção as diversas necessidades dessa população. OBJETIVOS: 1) Conhecer percepção de egressos do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP, formados entre 2007 a 2010, sobre a disciplina de estágio supervisionado em geriatria e gerontologia, cursada por eles; 2) Obter sugestões sobre os diferentes aspectos que compõem a disciplina. MÉTODO: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvido por meio da Técnica Delphi em duas etapas. Na primeira, os egressos opinaram individualmente, por meio de questionário, sobre os aspectos que compõem o programa da disciplina. O julgamento foi apreendido por meio de escala de opinião, comentários e sugestões. A partir das respostas, foi proposta a "1ª versão grupal do programa da disciplina". Em segunda etapa esta versão foi submetida a novo julgamento. As alternativas aprovadas por 55% ou mais compuseram a "Versão grupal do programa da disciplina". RESULTADOS: Participaram do estudo nove egressas. Essas confi rmam a contribuição da disciplina em seus distintos aspectos, acrescentando sugestões, como adição de alguns cenários de atenção, ampliação de referências para apoiar a disciplina e maior carga horária para a supervisão. Essa versão será referência para modifi cações na disciplina.