O brincar de crianças com deficiência física: contribuição da terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p29-35Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Brincar, Desenvolvimento infantil, Deficiência física, Jogos e brinquedos, Pessoas com deficiência.Resumo
O estudo objetivou investigar as contribuições da Terapia Ocupacional para a promoção do brincar de crianças com deficiência física a partir da perspectiva dos pais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida no período de outubro a novembro de 2014. As informações foram coletadas por meio de entrevista com o pai ou mãe de crianças com deficiência física. Por meio da análise de conteúdo observou-se que os pais passaram a valorizar o brincar no cotidiano das crianças após as orientações dos terapeutas ocupacionais, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento e evolução do tratamento da criança. Os pais perceberam que a Terapia Ocupacional criou possibilidades para o brincar da criança em casa e que isto contribuiu para uma maior interação familiar. Os resultados sugerem que mesmo quando os terapeutas orientam o brincar com objetivo de melhorar habilidades das crianças, eles contribuem para que esta ocupação faça parte do cotidiano familiar, possibilitando uma maior interação entre os entes.