As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.194969

Palavras-chave:

Anton Tchékhov, As três irmãs, Tempo, Temporalidade, Ironia dramática

Resumo

Na peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, personagens se reúnem em uma mesma casa de província, mas experimentam cada um a seu modo temporalidades distintas. Temporalidades relacionadas ao tédio, à memória, à melancolia, aos desejos, à recusa e aos sonhos se encontram e se chocam por meio de diálogos disfuncionais que parecem mais isolar que aproximar. Neste artigo, demonstro como a progressão dramática desta peça se baseia num tipo de ironia estrutural, que desestabiliza a forma do drama tradicional e revela a complexidade da experiência temporal da província russa em uma época de crise.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Alves do Nascimento, Universidade de São Paulo

    Mestre e doutor em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professor substituto de História do Teatro e das Ideias Teatrais na Universidade Estadual Paulista (UNESP). É autor de “Tchékhov e os palcos brasileiros” (Ed. Pers-pectiva, 2018).

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Publicado

2022-04-28

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Seção

Artigos

Como Citar

Nascimento, R. A. do. (2022). As Três Irmãs, de Tchékhov: conflito de tempos e ironia dramática. RUS (São Paulo), 13(21). https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.194969