No princípio, era o afeto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i3p240-291Palavras-chave:
Teatro Afetocentrado, Potência Micropolítica da Arte, Futuros EmbrionáriosResumo
Situado na perspectiva teórica e metodológica que busca demover-se do logocentrismo dominante na tradição moderna ocidental , este artigo se debruça sobre o lugar essencial do afeto nas criações do Mapa Teatro, grupo colombiano fundado pelos irmãos Heidi e Rolf Abderhalden. Gerado em seus corpos pelos efeitos das forças que agitam o ecossistema ambiental, social e mental no presente, o afeto é o disparador do processo de criação do grupo, cujo intuito é traçar um “mapa” que torne sensível o afeto em questão. A título de exemplo, o artigo enfoca o tríptico Anatomia da Violência na Colômbia (2010-2017), no qual chega à sua mais refinada realização a figuração do afeto da violência e do anúncio de respostas adequadas a este afeto – gatilho de várias obras do grupo.
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Referências
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