O Programa de Pós-graduação em Performances Culturais da UFG: formação de artistas e debate sobre Performances Negras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v25i1239043Palavras-chave:
Pós-graduação, Formação em arte, Performances negrasResumo
O Programa de Pós-graduação em Performances Culturais da UFG foi criado em 2012, na área interdisciplinar da CAPES, na EMAC, como alternativa de formação para profissionais das artes em Goiânia. Foi transferido para a Faculdade de Ciências Sociais e, em 2025, para o Media Lab/UFG, quando passou a se chamar Programa de Pós-graduação em Artes, Culturas e Tecnologias. Apesar das mudanças institucionais, nota-se a sua vocação interdisciplinar e o fato de contribuir para a formação de múltiplos artistas. O artigo destaca a atuação de pesquisadoras negras e a produção de estudos que articulam Performances Culturais e identidade negra, apresentando revisão bibliográfica e um panorama sobre a constituição, transformações e permanência do Programa frente à noção de Performances Negras.
Downloads
Referências
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.
DAWSEY, J. C. Schechner, teatro e antropologia. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 20, p. 207-210, 2011.
EVARISTO, C. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (org.). Escrevivências: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
JARDEL, J. O. F. A dança negra de Ismael Ivo: a antropofagia de si como recurso para fazer dança como arte. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
JESUS, R. F. A performance negra de Victoria Santa Cruz e suas reverberações na construção de escrevivências e feminismos negros. 166 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
MACEDO, E. N. A dança dos congos da cidade de Goiás: performances de um grupo afro-brasileiro. 159 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
MACEDO, E. N. Performances afro-brasileiras na cidade de Goiás (GO): diálogos patrimoniais. 2021. 334 f. Tese (Doutorado em Performances Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
OLIVEIRA, J. A. P. Rodas e cortejos de aprender e criar: saberes e fazeres tradicionais na formação de artistas-docentes da cena. 263 f. Tese (Doutorado em Performances Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
PEIXOTO, J. D. Poéticas e saberes da capoeira Angola: caminhos para pensar a performance negra de atrizes e atores narradores. 140 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
PEREIRA, D. G. Memória, corpo e performances: a dança negra de Mercedes Baptista. 189 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SILVA, R. L. O corpo Limiar e as Encruzilhadas: a Capoeira Angola e os sambas de umbigada no processo de criação em Dança Brasileira Contemporânea. 239 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2010.
STRAZZACAPPA, M. O swing do ensino de dança no Brasil: um balanço de quase duas décadas. Fórum Temático: Dança na Educação Básica, Salvador, v. 3, n. 1, p. 88-104, 2014.
VIEIRA, K. R. Os jogos teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência. 116 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2015.
VIEIRA, K. R. A solução de problemas como potência prática na performance dos jogos teatrais: de John Dewey à Viola Spolin. 214 f. Tese (Doutorado em Performances Culturais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Renata Kabilaewatala, Luciene de Oliveira Dias, Warla Giany de Paiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Os autores mantém, sem restrições, os direitos autorais dos documentos publicados pelo periódico.
Os documentos distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional podem ser compartilhados, copiados e redistribuídos em qualquer meio e formato desde que sem fins comerciais e que os devidos créditos sejam dados. Os documentos também podem ser adaptados, remixados e transformados desde que, neste caso, as contribuições feitas ao material original sejam distribuídas sob a mesma licença que o original.