Teaching distraction: Walter Benjamin, technique and performance in I offer company (2016-2017) by Anna Costa e Silva, Another identity (2003-) by Ana Teixeira and Normal work (2017) by Claudia Müller

Authors

  • Renan Marcondes Cevales Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p137-162

Keywords:

Walter Benjamin, Technique, Anna Costa e Silva, Ana Teixeira, Claudia Müller

Abstract

O artigo tem o objetivo de analisar três obras performáticas de artistas contemporâneas brasileiras que se debruçam sobre o tema do trabalho, tendo como foco a teoria de Walter Benjamin e lançando mão principalmente da divisão proposta pelo autor entre primeira e segunda técnicas. Tal foco nos permite discutir essas obras fora do escopo da arte relacional e encontrar seu viés político através de outras perspectivas, não mais restritas à mera participação do público, mas sim às escolhas formais que circundam cada proposta. O que se nota a partir da perspectiva adotada é que o uso de elementos do trabalho dentro do campo artístico, nesses casos, convida público e artistas para modos de distração conjunta como forma crítica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Renan Marcondes Cevales, Universidade de São Paulo

    Possui Doutorado sanduíche na Universidade de Giessen (Alemanha) com orientação de Gerald Siegmund. É Doutorando pela ECA-USP (Artes cênicas: Texto e cena) com orientação de Antonio Araújo, Mestre em Poéticas Visuais pela UNICAMP com orientação de Marta Strambi e especialista em História da Arte pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

References

AGAMBEN, G. Elogio da Profanação. In: AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. p. 57-71.

AGAMBEN, G. Notas sobre o gesto. Artefilosofia, Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 09-14, 2008.

ALZUGARAY, P. Denominador comum. In: TEIXEIRA, A. Para que algo aconteça: Ana Teixeira, 1998-2018. São Paulo. 2018. p. 72-73.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994a. v. 1, p. 165-196.

BENJAMIN, W. O surrealismo: O último instantâneo da inteligência europeia. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994b. v. 1, p. 21-35.

BENJAMIN, W. Que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994c. v. 1, p. 78-91.

BENJAMIN, W. Brinquedos e jogos. In: BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002. p. 102.

BOURRIAUD, N. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes. 2009.

BRAGA, P. Não mais, mas ainda. In: TEIXEIRA, A. Para que algo aconteça: Ana Teixeira, 1998-2018. São Paulo: [s. n.], 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

ERBER, L. O artista improdutivo. Belo Horizonte: Ayiné, 2021.

FICHER-LICHTE, E. Walter Benjamin’s Allegory. In: FICHER-LICHTE, E. The show and the gaze in theatre: a European perspective. Iowa: University of Iowa Press, 1997. p. 275-289.

FLUSSER, V. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

FRASER, A. How to provide an artistic service. In: FRASER, A. Museum highlights: the writings of Andrea Fraser. Cambridge: MIT Press, 2005. p. 153-162.

FREDERICI, S. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

GAGNEBIN, J. M. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

GATTI, L. Constelações: crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

GROYS, B. Philosophy of care. London: Verso Books, 2022.

LEWIS, T. E. Walter Benjamin’s antifascist education: from riddles to radio. Albany: State University of New York Press, 2020.

MARCONDES, R. Desaparecer: ausências do corpo na ate contemporânea. São Paulo: Annablume, 2023.

MARCONDES, R. Arte, design e estética relacional. Revista Visuais, Campinas, v. 3, n. 4, p. 218-228, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i4.12186.

MATOS, O. Walter Benjamin: as coisas e seu destino. In: GUIMARÃES, B. A.; KANGUSSU, I.; RANGEL, M. de M.; FREITAS, R.(org.). Hoje, Walter Benjamin. Belo Horizonte: Relicário, 2021. p. 193-200.

MONSALÚ, F.; ALICE, T. Arte relacional no Brasil: o que se faz, o que se come. Rio de Janeiro: Multifoco, 2022.

MOSQUEIRA, B. Eu gostaria de companhia para conversar enquanto tenho meu cabelo cortado. Anna Costa e Silva, [s. l.], 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/4hxe3uu4. Acesso em: 4 jan. AAAA.

MÜLLER, C. Dançar, trabalho normal. 2020. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

NEVES, G. Inventário para os nomes do fazer. In: TEIXEIRA, A. Para que algo aconteça: Ana Teixeira, 1998-2018. São Paulo: Pólen, 2018. p. 25-29.

PAREJA, L. Instalação provoca mal-entendido e artista plástica é detida em SP. Folha de S.Paulo, São Paulo, 4 jul. 2005. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0407200524.htm. Acesso em: 2 jan. 2023.

POR ENQUANTO. Compositor: Renato Russo. Intérprete: Cássia Eller. [S. l.]: Universal Music, 1990.

TEIXEIRA, A. Para que algo aconteça: Ana Teixeira, 1998-2018. São Paulo: Pólen, 2018.

Published

2023-12-29

Issue

Section

DOSSIÊ ESPECIALIDADES E VISUALIDADES NA CENA EXPANDIDA

How to Cite

Cevales, R. M. (2023). Teaching distraction: Walter Benjamin, technique and performance in I offer company (2016-2017) by Anna Costa e Silva, Another identity (2003-) by Ana Teixeira and Normal work (2017) by Claudia Müller. Sala Preta, 22(3), 137-162. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p137-162