Acting-between-media as a practice of expansion of the scenic field

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p91-111

Keywords:

Acting-between-media, Expansion of the scenic field, Tadeusz Kantor, The Wooster Group

Abstract

Based on the notions of failure and fraying, terms used by Rosalind Krauss to think about the expansion of the field of sculpture, this article focuses on the observation of procedures and processes in the production of A pink chair (in place of a fake antique) (2018), by The Wooster Group/Elizabeth LeCompte, to discuss the interweaving between bodies and technical media of sound and image in the theatrical event, in dialogue with Friedrich Kittler’s media archeology and with the idea of complex, as thought by physics. The work, in its initial purpose and final result, elaborates the notion of acting-between-media as a practice of expansion of the scenic field.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marília Guimarães-Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Marília Guimarães-Martins é Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO (Bolsista CAPES/Professora Orientadora Flora Süssekind), com Doutorado Sanduíche na New York University (Bolsista PDSE CAPES/Professora Supervisora no exterior Marta Chaves Peixoto), com Tese intitulada: "Atuação-entre-meios: cena e tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As Três irmãs de Tchekhov". Mestre pelo mesmo Programa (Bolsista CNPQ/Professora Orientadora Angela Materno), com Dissertação intitulada: "À beira da cena: um estudo sobre o ator na encenação de Estamira - Beira do Mundo". Bacharel em Artes Cênicas (habilitação: Direção Teatral) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atriz formada pelo Curso Profissionalizante de Ator da Faculdade da Cidade, coordenado por Bia Lessa. Foi Professora Substituta (Assistente A) da Graduação em Direção Teatral da ECo/UFRJ (2017-2019) e Professora Substituta da Graduação em Cenografia e Licenciatura em Artes da Faculdade de Belas Artes da UFRJ (2009-2010). Membro colaborador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integrou como atriz, por 15 anos, a Cia. Teatral do Movimento, dirigida por Ana Kfouri, e é fundadora da Os Cênicos Cia de Teatro. Em seu currículo constam mais de trinta peças de teatro, nas quais atuou ou dirigiu. Atuou ainda em cinema e em novelas na Rede Globo. Foi coordenadora e diretora artística do Núcleo de Radiodramaturgia EBC (Empresa Brasil de Comunicação), onde dirigiu peças radiofônicas, veiculadas nas Rádios MEC e Nacional, de 2011 a 2014. Também foi diretora e atriz do programa de radioteatro Perguntar e Pensar, por 12 anos (2008-2020), no qual realizou mais de 500 programas (Rádio MEC e SBPRJ).

References

FERNANDES, S. Teatro expandido em contexto brasileiro. Sala Preta, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 6-34. 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p6-34.

GUIMARÃES-MARTINS, M. Atuação-entre-meios: cena e tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov. 2023. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

HEIDEGGER, M. A questão da técnica. São Paulo: Paulus, 2020. E-book.

KITTLER, F. A. Gramofone, filme, typewriter. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: EdUERJ, 2019.

KITTLER, F. A. Por uma ontologia da mídia. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 143-154, 2018. DOI: 10.29146/eco-pos.v21i2.20493.

KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 87-93, 2008. Disponível em: https://bit.ly/49xaEGk. Acesso em: 8 dez. 2023.

KRAUSS, R. The real thing: an interview with Rosalind E. Krauss. [Entrevista concedida a] David Plante. Artcritical: the online magazine of art and ideas, [s. l.], 30 Aug. 2013. Disponível em: https://bit.ly/4a6aFl7. Acesso em: 7 dez. 2023.

MACAU, E. E. Sistemas complexos. São José dos Campos: Inpe, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3QSdzlF. Acesso em: 4 out. 2023.

MARTINS, A. O que são sistemas complexos? USP-Sistemas Complexos, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QTa5j3. Acesso em:4 out. 2023.

MCLUHAN, M. A galáxia de Gutemberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional: Editora da Universidade de São Paulo, 1972.

RAMOS, L. F. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.

ROSEVEAR, C. Rodin’s Balzac. MoMA, Nova York, n. 1, p. 5, 1974.

SATO, E. Sistemas complexos e o Nobel de Física de 2021. Instituto Principia, São Paulo, 3 nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/41bo0EF. Acesso em: 4 out. 2023.

Published

2023-12-29

Issue

Section

DOSSIÊ ESPECIALIDADES E VISUALIDADES NA CENA EXPANDIDA

How to Cite

Guimarães-Martins, M. . (2023). Acting-between-media as a practice of expansion of the scenic field. Sala Preta, 22(3), 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p91-111