Actuación-entre-medios como práctica de ampliación del campo escénico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p91-111

Palabras clave:

Actuación-entre-medios, Expansión del campo escénico, Tadeusz Kantor, The Wooster Group

Resumen

A partir de las nociones de falla y deshilachamiento, términos utilizados por Rosalind Krauss para pensar en la expansión del campo de la escultura, este artículo se enfoca en la observación de procedimientos y procesos en el montaje de A pink chair (in place of a fake antique) (2018), del Wooster Group/Elizabeth LeCompte, con el fin de discutir el entrecruzamiento entre cuerpos y medios técnicos de sonido e imagen en el evento teatral, en diálogo con la arqueología de los medios de Friedrich Kittler y con la idea de complejo, como piensa la física. Este trabajo, en su propósito inicial y resultado final, elabora la noción de actuación-entre-medios como práctica de expansión del campo escénico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marília Guimarães-Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Marília Guimarães-Martins é Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO (Bolsista CAPES/Professora Orientadora Flora Süssekind), com Doutorado Sanduíche na New York University (Bolsista PDSE CAPES/Professora Supervisora no exterior Marta Chaves Peixoto), com Tese intitulada: "Atuação-entre-meios: cena e tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As Três irmãs de Tchekhov". Mestre pelo mesmo Programa (Bolsista CNPQ/Professora Orientadora Angela Materno), com Dissertação intitulada: "À beira da cena: um estudo sobre o ator na encenação de Estamira - Beira do Mundo". Bacharel em Artes Cênicas (habilitação: Direção Teatral) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atriz formada pelo Curso Profissionalizante de Ator da Faculdade da Cidade, coordenado por Bia Lessa. Foi Professora Substituta (Assistente A) da Graduação em Direção Teatral da ECo/UFRJ (2017-2019) e Professora Substituta da Graduação em Cenografia e Licenciatura em Artes da Faculdade de Belas Artes da UFRJ (2009-2010). Membro colaborador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integrou como atriz, por 15 anos, a Cia. Teatral do Movimento, dirigida por Ana Kfouri, e é fundadora da Os Cênicos Cia de Teatro. Em seu currículo constam mais de trinta peças de teatro, nas quais atuou ou dirigiu. Atuou ainda em cinema e em novelas na Rede Globo. Foi coordenadora e diretora artística do Núcleo de Radiodramaturgia EBC (Empresa Brasil de Comunicação), onde dirigiu peças radiofônicas, veiculadas nas Rádios MEC e Nacional, de 2011 a 2014. Também foi diretora e atriz do programa de radioteatro Perguntar e Pensar, por 12 anos (2008-2020), no qual realizou mais de 500 programas (Rádio MEC e SBPRJ).

Referencias

FERNANDES, S. Teatro expandido em contexto brasileiro. Sala Preta, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 6-34. 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p6-34.

GUIMARÃES-MARTINS, M. Atuação-entre-meios: cena e tecnologia nas versões de Bia Lessa, Christiane Jatahy e Elizabeth LeCompte/Wooster Group para As três irmãs de Tchekhov. 2023. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

HEIDEGGER, M. A questão da técnica. São Paulo: Paulus, 2020. E-book.

KITTLER, F. A. Gramofone, filme, typewriter. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: EdUERJ, 2019.

KITTLER, F. A. Por uma ontologia da mídia. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 143-154, 2018. DOI: 10.29146/eco-pos.v21i2.20493.

KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 87-93, 2008. Disponível em: https://bit.ly/49xaEGk. Acesso em: 8 dez. 2023.

KRAUSS, R. The real thing: an interview with Rosalind E. Krauss. [Entrevista concedida a] David Plante. Artcritical: the online magazine of art and ideas, [s. l.], 30 Aug. 2013. Disponível em: https://bit.ly/4a6aFl7. Acesso em: 7 dez. 2023.

MACAU, E. E. Sistemas complexos. São José dos Campos: Inpe, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3QSdzlF. Acesso em: 4 out. 2023.

MARTINS, A. O que são sistemas complexos? USP-Sistemas Complexos, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QTa5j3. Acesso em:4 out. 2023.

MCLUHAN, M. A galáxia de Gutemberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora Nacional: Editora da Universidade de São Paulo, 1972.

RAMOS, L. F. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.

ROSEVEAR, C. Rodin’s Balzac. MoMA, Nova York, n. 1, p. 5, 1974.

SATO, E. Sistemas complexos e o Nobel de Física de 2021. Instituto Principia, São Paulo, 3 nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/41bo0EF. Acesso em: 4 out. 2023.

Publicado

2023-12-29

Número

Sección

DOSSIÊ ESPECIALIDADES E VISUALIDADES NA CENA EXPANDIDA

Cómo citar

Guimarães-Martins, M. . (2023). Actuación-entre-medios como práctica de ampliación del campo escénico. Sala Preta, 22(3), 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p91-111