Letter to a man: Nijinsky e Baryshnikov, a dança à l’envers na paisagem ótico-sonora de Robert Wilson

Autores/as

  • Martha Ribeiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p149-163

Palabras clave:

Wilson-Nijinsky-Baryshnikov, Dança às avessas, Artaud, Corpo sem órgãos.

Resumen

Ao analisar o espetáculo Letter to a man, de Robert Wilson, sobre os diários de Nijinsky, investiga-se a paisagem ótico-sonora do encenador e a dança fluida, sem peso, do ator e performer Mikhail Baryshnikov, a partir dos conceitos “corpo sem órgãos” e “dança às avessas” de Antonin Artaud; especialmente em relação aos seus últimos escritos, em Rodez. A cena sensorial de Wilson, que propositalmente abandona qualquer intenção comunicativa entre os canais visuais e sonoros, reflete de forma potente o pensamento artaudiano, sendo muito mais do que um teatro de imagem, como tem se referido a crítica até agora, e revela, de forma desconcertante, o parentesco entre Nijinsky e Artaud.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Martha Ribeiro, Universidade de São Paulo

    Diretora teatral e professora adjunta na Universidade Federal Fluminense

Referencias

ARTAUD, A. OEuvres Complètes, Tome XII. Paris: Gallimard, 1974a.

______. OEuvres Complètes, Tome XIII. Paris: Gallimard, 1974b.

______. OEuvres Complètes, Tome XXVI. Paris: Gallimard, 1984a.

______. Fragments d’un Journal d’Enfer. In: OEuvres Complètes, Tome I. Paris: Gallimard, 1984b.

BARYSHNIKOV DÀ VOCE A NIJINSKY: “FACCIO EMERGERE LE SUE VISIONI”. Disponível em: <http://milano.repubblica.it/cronaca/2015/09/09/news/baryshnikov_davoce_a_nijinsky_faccio_emergere_le_sue_visioni_-122546125/refresh_ce>. Acesso em: 23 out. 2015.

DE MARINIS, M. La danza alla rovescia di Artaud. Roma: Bulzoni, 2006.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DELEUZE, G.; GATTARI, F. Mil Platôs. Tradução Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.

DUBOIS, C. La Bastoche: Bal-musette, plasir et crime 1750-1939. Paris: Èditions du Félin, 1997.

GIDE, A. O tratado do Narciso. Tradução André Vallias; Revisão Fabiano Costa Camilo. Rio de Janeiro, jul. 2013. Disponível em: <http://mkmouse.com.br/livros/OTratadodoNarciso-TheorieduSymbole-1891-AndreGide-trad-AndreVallias-Rev-FabianoCostaCamilo.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.

GIL, J. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MASSIMO, M. Wilson, Abbado e il Macbeth. Corriere di Bologna. Bolonha, 3 out.2015. Disponível em: <http://www.pressreader.com/italy/corriere-di-bologna/20151003/281539404775274/TextView>. Acesso em: 23 out. 2015.

MAURIN, F. Robert Wilson, le temps pour voir, l’espace pour écouter. Paris: Actessud, 2010.

NIJINSKY, V. Diari. Milão: Adelphi Edizioni, 2013.

RUFFINI, F. Craig, Grotowski, Artaud: teatro in stato di invenzione. Bari: Laterza, 2009.

VIDEO PORTRAITS. Disponível em: <http://www.robertwilson.com/video-portraits>. Acesso em: 23 out. 2015.

Publicado

2015-12-23

Número

Sección

SALA ABERTA

Cómo citar

Ribeiro, M. (2015). Letter to a man: Nijinsky e Baryshnikov, a dança à l’envers na paisagem ótico-sonora de Robert Wilson. Sala Preta, 15(2), 149-163. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p149-163