Corporeidades dissonantes: reflexões sobre o espetáculo Disabled Theater

Autores/as

  • Paloma Bianchi Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p145-156

Palabras clave:

Estética, Ética, Corporeidade.

Resumen

Este artigo traz reflexões sobre o trabalho Disabled Theater da companhia suíça Theater HORA, dirigido por Jérôme Bel, apresentada em Belo Horizonte (MG) em 2014. Ao colocar em cena artistas com diferentes deficiências de aprendizagem, Disabled Theater discute temas como corporeidade, normalidade, normatividade e ética. A reflexão aqui apresentada decorre da trama entre teorias de pesquisadores como José Antonio Sánchez, Óscar Cornago e Francisco Ortega.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paloma Bianchi, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Artista-pesquisadora e professora. Atualmente é doutoranda em teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Referencias

BEL, Jérôme. Disabled Theater – Festival d'automne à Paris, 2012. Disponível em: < http://www.jeromebel.fr/textsandinterviews/detail/?textInter=disabled%20theater%20-%20festival%20d%27automne%20%C3%A0%20paris >. Acesso em: 03 jan. 2015.

BEL, Jérôme. Disabled Theater – Marcel Bugiel and Jérôme Bel, 2013. Disponível em: < http://www.jeromebel.fr/textsandinterviews/detail/?textInter=disabled%20theater%20-%20marcel%20bugiel%20and%20jerome%20bel >. Acesso em: 03 jan. 2015.

BEL, Jérôme. Phaidon's Frieze interviews – Jérôme Bel, 2014a. Disponível em: <

http://www.phaidon.com/agenda/art/articles/2014/october/08/phaidons-frieze-interviews-jerome-bel/>. Acesso em: 06 jan. 2014.

BEL, Jérôme. Theatricality and amateurism with Catherine Wood and Jérôme Bel, 2014b. Disponível em: < http://www.pcah.us/posts/194_theatricality_and_amateurism_with_ catherine_wood_and_jairame_bel_part_i >. Acesso em: 03 jan. 2015.

BEL, Jérôme. Veronique Doisneau – Paris National Opera, 2004. Disponível em: < http://www.jeromebel.fr/textsandinterviews/detail/?textInter=veronique%20doisneau%20-%20paris%20national%20opera >. Acesso em: 03 jan. 2015.

CARREIRA, André Luiz Antunes Netto. A intimidade e a busca de encontros reais no teatro. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 315-324, out. 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/22015 >. Acesso em: 04 jan. 2015.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CORNAGO, Óscar. Cuerpos, política y sociedad: una cuestión de ética. In: DOMÍNGUEZ, Juan; GALÁN, Marta; RENJIFO, Fernando (org.). Éticas del cuerpo. Madrid: Fundamentos, 2008a. p. 50-83.

CORNAGO, Óscar. Teatralidade e ética. In: GARCIA, Silvana; SAADI, Fátima (org.). Próximo ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008b. p. 20-32.

ORTEGA, Francisco. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

SÁNCHEZ, José Antonio. Decir, hacer, expresar. Artigo não publicado. Madrid, 2014.

Publicado

2016-12-21

Número

Sección

EM PAUTA

Cómo citar

Bianchi, P. (2016). Corporeidades dissonantes: reflexões sobre o espetáculo Disabled Theater. Sala Preta, 16(2), 145-156. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p145-156