O voo do cisne: quando o corpo testemunha a dança
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p131-144Palabras clave:
História da dança, Cisne, Corpo, Sujeito, Testemunho.Resumen
Este artigo trama diferentes experiências de recriação coreográfica sobre a figura emblemática do cisne para discutir como o corpo pode ser visto como testemunho da dança e dos sujeitos que dançam ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. O cisne, uma das figuras mais citadas pela gestualidade da dança ocidental, alvitra uma possibilidade de olhar as histórias da dança e compreender em que medida os corpos atravessaram as tradições e se impuseram como coautores daquilo que se convencionou chamar de História da Dança. Com base em Estudos do Corpo, Teoria e Historiografia da dança, aportaremos na análise da Trilogia do Cisne, obra coreográfica criada pelo grupo brasileiro Pró--Posição entre 2007 e 2009.
Descargas
Referencias
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auchwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.
BOISSEAU, Rosita. Panorama de la danse contemporaine. Paris: Les Éditions Textuel, 2008.
BREMSER, Martha (ed.). International dictionary of ballet. Editor gráfico: Leanda
Shrimpton. Vol. 1 e 2.St. James Press.Detroit, 1993.
CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Cartografias midiáticas: o corpomídia na construção da memória da dança. 2012. 205 f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
COHEN, Selma J. Next week, Swan Lake: reflections on dance and dances. Middletown: Wesleyan University Press, 1982.
FRANKO, Mark. The Work of Dance: Labor, movement, and identity in the 1930s. Middletown, Conn.: Wesleyan University Press, 2002.
GINOT, Isabelle; MICHEL, Marcelle. La danse au XXe siècle. Paris, Larousse, 2008.
GREINER, Christine; KATZ, Helena. O Corpo: pista para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
KATZ, Helena. Um, Dois, Três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.
______. Por uma teoria crítica do corpo. In: Ana Cláudia de Oliveira e Khátia Castilho. (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri, São Paulo: Estação das letras e cores, p. 69-74, 2008.
______. Mostra nasce apostando nos novos. O Estado de S. Paulo: São Paulo, 19 nov. 2008.
______. O papel do corpo na transformação da política em biopolítica. Revista Trama Indisciplinar. São Paulo: agosto de 2010, vol. I, nº2.
LAUNAY, Isabelle. À la recherche d’une danse moderne, Rudolf Laban et Mary Wigman. Paris: Chiron, 1996.
______. Poétiques de la citation en danse. d’un faune (éclats) du Quatuor Albrecht Knust, avant-après 2000. In LAUNAY, I.; PAGÈS, S. Mémoires et Histoire en Danse. Paris: L’Harmattan, 2010.
______. A elaboração da memória na dança contemporânea e a arte da citação. Dança- Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança. Salvador, v. 2, n. 1, p. 87-100, jan./jun. 2013.
LE MOAL, Philippe (Direction). Dictionnaire de La Danse. Paris: Larousse, 2008.
LÍVIO, Antoine. Béjart. Paris: Lês éditions l ‘Age d’homme, 2004.
LOT, Cyril. La mort du cygne de Michel Fokine, enjeux et devenirs d’un ballet “presque improvise”. In LAUNAY, I.; PAGÈS, S. Mémoires et Histoire en Danse. Paris: L’Harmattan, 2010.
MONEY, Keith. Anna Pavlova, her life and art. New York: Alfred A. Knopf, 1982.
ROSSÉ, Benjamin. Le Cygne. Toulouse: Art Line, 2000.
TESTA, Alberto. 100 Grands Ballets: un choix extrait du répertoire choreutique.Rome: Gremese, 2008.
______. Les grands ballets: repertoire de cinqu siècles de danse. Rome:Gremese, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.