O voo do cisne: quando o corpo testemunha a dança

Autores

  • Andréia Vieira Abdelnur Camargo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p131-144

Palavras-chave:

História da dança, Cisne, Corpo, Sujeito, Testemunho.

Resumo

Este artigo trama diferentes experiências de recriação coreográfica sobre a figura emblemática do cisne para discutir como o corpo pode ser visto como testemunho da dança e dos sujeitos que dançam ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. O cisne, uma das figuras mais citadas pela gestualidade da dança ocidental, alvitra uma possibilidade de olhar as histórias da dança e compreender em que medida os corpos atravessaram as tradições e se impuseram como coautores daquilo que se convencionou chamar de História da Dança. Com base em Estudos do Corpo, Teoria e Historiografia da dança, aportaremos na análise da Trilogia do Cisne, obra coreográfica criada pelo grupo brasileiro Pró--Posição entre 2007 e 2009.

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Biografia do Autor

  • Andréia Vieira Abdelnur Camargo, Universidade de São Paulo
    Departamento de Artes Cênicas, área de Poéticas do Corpo e da Voz

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Camargo, A. V. A. (2016). O voo do cisne: quando o corpo testemunha a dança. Sala Preta, 16(2), 131-144. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p131-144