Devorando Artaud 25 anos de “Pra dar um fim no juízo de Deus”, do Teat(r)o Oficina

Autores/as

  • Biagio Pecorelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i2p171-184

Palabras clave:

Susan Sontag, Teatro oficina, Teatro da crueldade, Pra dar um fim no juízo de Deus

Resumen

Em 4 de novembro de 1996, por ocasião dos 100 anos do nascimento de Antonin Artaud, a Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona realizou uma “leitura dramática”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), de sua peça radiofônica Pra dar um fim no juízo de Deus. A encenação de José Celso se tornaria um dos marcos da pulsão performativa do grupo – principalmente ao recorrer em cena a materiais como sangue, esperma e fezes. O presente artigo celebra os 25 anos dessa montagem, memorando um ensaio emblemático da escritora norte-americana Susan Sontag sobre a vida e a obra do poeta francês. Escrito em 1973, Abordando Artaud desfaz a vulgata de um entusiasta do corpo, ressaltando a face gnóstica e “heroica” do idealizador do Teatro da Crueldade. No Oficina, no entanto, Artaud será sempre iluminado pelas lições de Oswald de Andrade, pelos lemas da contracultura e pelas manifestações performáticas da cultura brasileira – carnaval, samba e candomblé.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Biagio Pecorelli, Universidade de São Paulo

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Referencias

ASSOCIAÇÃO TEATRO OFICINA UZYNA UZONA. Oficina 50 + labirinto de criação. São Paulo: Pancron Indústria Gráfica, 2013.

CARLSON, M. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

CORRÊA, J. C. M. Cocaína-champanhe-caviar. Folha de S.Paulo, São Paulo, 17 jul. 1998.

CORRÊA, J. C. M. “Descruza esses braços e se liberta". [Entrevista cedida a] Joyce Athiê. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 9 jul. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3pOFSlm. Acesso em: 2 fev. 2021.

FISCHER-LICHTE, E. The transformative power of performance: a new aesthetics. New York: Routledge, 2008.

GUINSBURG, J. Prefácio. In: MÈREDIEU, F. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva, 2011. p. 21-30.

JONES, Amelia. “Presence” in absentia: experiencing performance as documentation. Art Journal, New York, v. 56, n. 4, p. 11-18, 1997.

LEHMANN, H. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LIMA, M. A. Pra dar um fim no juízo de Deus. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 20 fev. 1997.

LUIZ, M. O lado obscuro do palco. O Globo, Rio de Janeiro, 7 mar. 1998.

LYOTARD, J. F. O dente, a palma. Sala Preta, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 139-146, 2011.

MEDEIROS, J. Peça de Artaud estréia no Oficina. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 25 set. 1996.

MÈREDIEU, F. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva, 2011.

MICHALSKI, Y. Considerações em tôrno do “Rei” (II). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 17 jan. 1968.

MOSTAÇO, E. Festival mostrou o teatro de agora. Jornal do Commercio, Recife, 11 dez. 1997.

NIETZSCHE, F. Considerações extemporâneas. In: NIETZSCHE, F. Obras incompletas. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999. p. 267-298. (Coleção Os Pensadores).

PECORELLI, B. A pulsão performativa de Jaceguai: 50 anos de Roda Viva, 50 anos do “teatro agressivo”. Sala Preta, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 55-71, 2018.

PECORELLI, B. A pulsão performativa de Jaceguai: aproximações e distanciamentos entre o campo artístico da performance e a prática cênica do Teat(r)o Oficina nos espetáculos Macumba Antropófaga e Acordes. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

RODRIGUES, T. C. O segundo incêndio do Oficina: “O rei da vela”. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 out. 1967.

SÁ, N. Pra dar um fim no juízo de Deus faz afirmação da carne diante d’Ele. Folha de S.Paulo, São Paulo, 10 fev. 1997.

SONTAG, S. Abordando Artaud. In: SONTAG, S. Sob o signo de Saturno. 2. ed. São Paulo: L&PM, 1986. p. 15-57.

Publicado

2020-12-20

Número

Sección

O OFICINA

Cómo citar

Pecorelli, B. (2020). Devorando Artaud 25 anos de “Pra dar um fim no juízo de Deus”, do Teat(r)o Oficina. Sala Preta, 20(2), 171-184. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v20i2p171-184