Exu contra el mesianismo: crítica de Esperando a Godot no fim do mundo, puesta en escena por el Teatro Oficina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p190-206Palabras clave:
Teatro Oficina, Samuel Beckett, Mesianismo, Antropofagia, ExuResumen
Este ensayo intenta hacer una lectura crítica de la obra Esperando Godot no fim do mundo, puesta en escena por el Teatro Oficina Uzyna Uzona en 2022. El argumento central del texto es que, con elecciones escénicas y textuales específicas, la compañía reorientó la obra de Samuel Beckett en un sentido afroantropofágico, distinguiendo significativamente el montaje del significado original del texto.
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Referencias
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Ficha Técnica
Direção: José Celso Martinez Corrêa
Assistência de direção: Beto Eiras
Dramaturgia: Samuel Beckett
Tradução: Catherine Hirsch; Verônica Tamaoki; Zé Celso
Conselheira poeta: Catherine Hirsch
Elenco: Estragão – Marcelo Drummond; Vladimir – Alexandre Borges; Pozzo – Ricardo Bittencourt; Felizardo – Roderick Himeros; O Mensageiro – Tony Reis
Direção de cena: Otto
Contrarregragem: Debora Balarini; Lucas Tavlos
Direção de arte e arquitetura cênica: Marília Gallmeister; Marcelo X
Trilha sonora e direção musical: Felipe Botelho
Assistência de direção musical: Amanda Ferraresi
Participaram das gravações: Amanda Ferraresi (cello e voz); Beatriz Id (voz); Cosme Lucian (berimbau); Ito Alves (percussão); Felipe Botelho (baixo, voz e programações)
Operação de som: Camila Fonseca; Clevison Ferreira
Direção de imagem: Ciça Lucchesi
Direção de fotografia e câmera ao vivo: Igor Marotti
Câmera ao vivo: Diego Arvate
Operação de vídeo: Renato Pascoal
Desenho de luz: Luana Della Crist
Assistente de luz: Cintia Monteiro; Pedro Felizes
Programador de luz: André Pierre
Operação de luz: Luana Della Crist; Cintia Monteiro; Pedro Felizes
Operação de foco móvel: Pitty Ferreira; Lua Mello Franco
Montagem de luz: Rogério Higino; Fabio Gobbi; Ricardo de Oliveira; Lua Mello Franco; coro de luz do Oficina
Universitário de luz: Vinícius Tardite
Figurino, maquiagem e visagismo: Sonia Ushiyama
Assistência de figurino e maquiagem: Kael Studart
Camareira: Cida Mello
Fono e preparação vocal: Beth Amin
Trabalho de corpo: Rodrigo Andreolli
Produção e administração: Anderson Puchetti
Produção: Ana Sette; Tati Rommel; Victor Rosa
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