Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico

Autores/as

  • Béatrice Picon-Vallin Centre National de Recherche Scientifique
  • Beatriz Veloso
  • Cícero Alberto de Andrade Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v11i1p193-211

Palabras clave:

entrevista, pedagogia, teatro híbrido

Resumen

Quais são as relações entre encenação, tecnologia e aprendizagem do teatro na atualidade? Como as novas ferramentas tecnológicas podem afetar os processos de ensino do teatro, tanto na formação do artista quanto no âmbito escolar? Estas são algumas das questões que nortearam a segunda entrevista da série Pedagogia e Cena Contemporânea. A intenção dessa série de entrevistas é apresentar um panorama de enfoques teóricos diversos, tendo em vista o debate sobre a aprendizagem das modalidades de teatro que fogem aos modelos de escritura cênica convencionais. A Profa. Dra. Béatrice Picon-Valin é diretora do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, professora da Universidade Paris III e foi durante muitos anos professora de história do teatro no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris. Sendo especialista em teatro do século XX, suas pesquisas abrangem o teatro russo, as questões relativas à encenação, ao trabalho do ator e às relações da cena com as imagens (cinema, vídeo, novas tecnologias). Nosso encontro com a pesquisadora aconteceu após a realização da disciplina “Teatro e Novas Tecnologias”, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, em abril de 2011.


[1] Também contribuíram para esse debate Jean-Pierre Ryngaert e Josette Féral (Sala Preta, 2009). Em 2012, está prevista a publicação da entrevista com Hans-Thies Lehmann.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Béatrice Picon-Vallin, Centre National de Recherche Scientifique
    Diretora de pesquisas no CNRS, ARIAS (Centre National de Recherche Scientifique – França). Professora de História do Teatro no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris (França) até 2009.

Publicado

2011-12-21

Número

Sección

ENTREVISTAS

Cómo citar

Picon-Vallin, B., Veloso, B., & Oliveira, C. A. de A. (2011). Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. Sala Preta, 11(1), 193-211. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v11i1p193-211