Por uma ontologia da presença cênica

Autores/as

  • Sergio Nunes Melo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p108-117

Palabras clave:

Atuação, Materialidade, Produção de presença, História do teatro

Resumen

Este artigo discute a ontologia da materialidade atorial. Para isso, traça uma visão panorâmica da História do Teatro desde a civilização hindu aos dias atuais, observando que é somente no século XX que ocorre uma mudança de paradigma da presença cênica, quando práticas diametralmente opostas passam a coexistir prestigiosamente. O artigo também busca as razões da emergência dessa reconfiguração radical e sem precedentes

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sergio Nunes Melo, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professor de Artes Cênicas da UFSC

Referencias

ANDERSON, Mark Lynn. Twilight of the Idols: Hollywood and the Human Sciences in 1920s America. Berkeley: University of California Press, 2011.

ARNOTT, Peter D. (1989) Public and Performance in the Greek Theatre. Abindgon: Routledge, 2005.

ASTINGTON, John H. Actors and acting in Shakespeare’s time: the art of stage playing. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Supervisão da tradução de Luiz Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec, Editora da Unicamp, 1995.

CROWTHER, Paul. The Transhistorical Image: Philosophizing Art and its History. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

DUCHARTRE, Pierre Louis. The Italian comedy: the improvisation scenarios lives attributes portraits and masks of the illustrious characters of the Commedia dell’Arte. Trad. Randolph T. Weaver. London: Dover Publications, 1966.

GUMBRECHT, Hans. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Ed. PUC, 2010.

GROTOWSKI, Jerzy. Performer. In: Center of Jerzy Grotowski. Pontedera: Center of Jerzy Grotowski/Stampa Bandecchi & Vivaldi Pontedera, 1987.

RAGHAVAN, V. (1981) Sanskrit Drama in Performance. In: BAUMER, Rachel van M. (ed.); BRANDON, James R. (ed.). Sanskrit Drama in Performance. Delhi: University of Hawaii Press, 1993. Primeira edição indiana. 9 – 44.

TYDEMAN, William. The Theatre in the Middle Ages: Western European Stage Conditions, c.800-1576. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.

Publicado

2014-12-20

Cómo citar

Melo, S. N. (2014). Por uma ontologia da presença cênica. Sala Preta, 14(2), 108-117. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p108-117