Voz e trabalho: estudo dos condicionantes das mudanças a partir do discurso de docentes

Autores/as

  • Mariana P. Biserra Prefeitura do Município de Mogi das Cruzes-SP; Secretaria da Educação
  • Susana P. P. Giannini PUC-SP; Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação
  • Renata Paparelli PUC-SP; Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
  • Leslie P. Ferreira PUC-SP; Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000300019

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar, a partir da manifestação de piora ou melhora de capacidade para o trabalho, os aspectos condicionantes de mudanças na relação entre trabalho e voz, segundo o discurso de docentes da rede municipal de ensino de São Paulo. Participaram as professoras que, em comparação com pesquisa anterior, apresentaram maior diferença tanto para piora (Grupo A) como para melhora (Grupo B) nos resultados do Índice de Capacidade para o Trabalho. Elas foram convidadas a discutir quais aspectos poderiam explicar a melhora ou piora desses resultados, em um contexto de grupo focal. Os relatos foram transcritos e analisados qualitativamente, segundo a recorrência dos enunciados. Constatou-se que o grupo A apresentou condição mais adoecida e maior necessidade de falar sobre as dificuldades no trabalho. O Grupo B apresentou mais força para enfrentar os problemas referentes ao trabalho, inclusive propostas criativas. A favor do Grupo B, também foram registradas melhores relações no trabalho quanto ao apoio social e autonomia.

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Publicado

2014-09-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Biserra, M. P., Giannini, S. P. P., Paparelli, R., & Ferreira, L. P. (2014). Voz e trabalho: estudo dos condicionantes das mudanças a partir do discurso de docentes . Saúde E Sociedade, 23(3), 966-978. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000300019