Voz e trabalho: estudo dos condicionantes das mudanças a partir do discurso de docentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000300019Resumo
O objetivo deste estudo é analisar, a partir da manifestação de piora ou melhora de capacidade para o trabalho, os aspectos condicionantes de mudanças na relação entre trabalho e voz, segundo o discurso de docentes da rede municipal de ensino de São Paulo. Participaram as professoras que, em comparação com pesquisa anterior, apresentaram maior diferença tanto para piora (Grupo A) como para melhora (Grupo B) nos resultados do Índice de Capacidade para o Trabalho. Elas foram convidadas a discutir quais aspectos poderiam explicar a melhora ou piora desses resultados, em um contexto de grupo focal. Os relatos foram transcritos e analisados qualitativamente, segundo a recorrência dos enunciados. Constatou-se que o grupo A apresentou condição mais adoecida e maior necessidade de falar sobre as dificuldades no trabalho. O Grupo B apresentou mais força para enfrentar os problemas referentes ao trabalho, inclusive propostas criativas. A favor do Grupo B, também foram registradas melhores relações no trabalho quanto ao apoio social e autonomia.Downloads
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Publicado
2014-09-01
Edição
Seção
Artigos de pesquisa original
Como Citar
Biserra, M. P., Giannini, S. P. P., Paparelli, R., & Ferreira, L. P. (2014). Voz e trabalho: estudo dos condicionantes das mudanças a partir do discurso de docentes . Saúde E Sociedade, 23(3), 966-978. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000300019