Mirando montagens e montando miragens em fotorreportagem: campos de concentração na Folha de S.Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.203145Palavras-chave:
Campos de Concentração, Folha de S. Paulo, Montagem, Miragem, FotografiaResumo
O ano de 2019 foi marcado pela circulação de diferentes produções que materializam perspectivas ao narrar os campos de concentração experienciados em 1932. A Folha de S.Paulo participa da trama publicando matéria na edição impressa, articulada com fotorreportagem em versão digital. Com atenção à narrativa visual, este trabalho é resultado de um experimento metodológico, tomando atos de leitura para mirar montagens e para montar miragens como operadores pelos quais tensionamentos entre leitor, texto e contexto emergem, desestabilizando os contornos simbólicos e temporais que amparam acontecimentos em distintas textualizações.
Downloads
Referências
AMORMINO, L.; ANDRADE, R. (org.). Experiências culturais do tempo: espaço-tempo, tradições, narrativas. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020.
BALLOUSSIER, A. Campo de concentração no Ceará, anterior aos de Hitler, será tombado. Folha de S.Paulo, São Paulo, 4 jul. 2019. Caderno Cotidiano.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando imagens tomam posição: o olho da história. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2017.
FOLHA DE S.PAULO. Campo de concentração em Senador Pompeu. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 jul. 2019. Disponível em: fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1638074408681502-campo-de-concentracao-em-senador-pompeu#foto-
Acesso em: 7 fev. 2022.
LEAL, B. S. Do texto à textualidade na comunicação: contornos de uma linha de investigação. In: LEAL, B. et al. (org). Textualidades midiáticas. Belo Horizonte: PPGCom UFMG, 2018. p. 17-34.
LEAL, B. S.; JACOME, P.; MANNA, N. Movimentos metodológicos em pesquisas do jornalismo: questões temporais e textuais. In: Martins, B. et al. (org.). Experiências metodológicas em textualidades mediáticas. Belo Horizonte: Relicário, 2019. p. 67-88.
MORICEAU. J. L. Afetos na pesquisa acadêmica. Belo Horizonte: Selo PPGCom UFMG, 2020.
NEVES, F. Curral dos Bárbaros: os campos de concentração no Ceará (1915 e 1932). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 93-122, 1995,
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Macêdo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.