Os três delitos da câmera-arma: crime passional, assassinato em série e selficídio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.205514Palavras-chave:
Fotografia, ato fotográfico, cultura visual, metáforaResumo
A presente reflexão toma como ponto de partida a metáfora da câmera como arma para discutir as mudanças do ato fotográfico a partir de três crimes alegóricos: o crime passional, o assassinato em série e o selficídio. Diante das consequências nefastas desses delitos, o ensaio apresenta como possibilidade o desarmamento da imaginação em torno do ato fotográfico, para buscar outras metáforas que não sejam violentas, predatórias e colonizadoras.
Downloads
Referências
BANSAL, A. et al. “Selfies: A boon or bane?”. Journal of family medicine and primary care, v. 7, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6131996/. Acesso em: 09 dez. 2022.
BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BLOW Up (Depois daquele beijo). Diretor: Michelangelo Antonioni. Itália/Inglaterra, 1h 50min, 1966.
CALVINO, I. “A aventura de um fotógrafo”. In: Os amores difíceis. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2002.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.
KAMPER, D. Os padecimentos dos olhos. In: CASTRO, Gustavo de (Org.). Ensaio de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.
OLIVEIRA, M. de. “Foto-ostentação: um novo paradigma fotográfico?”. Rumores, vol. 12, n. 23, p. 319-337, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/136933/140927. Acesso em: 09 dez. 2022.
PIGNATARI, D. O que é comunicação poética. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
RICOEUR, P. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SILVA, A. C. T. da; ANDRÉ, R. G. “Click... ou bang? Imagens da morte na historiografia sobre fotografia”. Domínios da Imagem, Londrina, ano V, n. 10, 2012, p. 31-42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/23444. Acesso em: 10 ago. 2022.
SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SOULAGES, F. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Michel de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.