História do cinema, mercado e Estado na obra de Jean-Claude Bernardet
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.206251Palavras-chave:
história do cinema, Estado, mercado, Jean-Claude BernardetResumo
O artigo aborda a reflexão de Jean-Claude Bernardet sobre a história das relações entre a produção brasileira, o mercado e o Estado. O pensamento acerca do cinema brasileiro e sua inserção no mercado possui uma longa tradição que remonta aos anos 1920. A partir da década de 1950, esse foi um veio importante para o desenvolvimento das primeiras pesquisas sobre a história do cinema brasileiro. É nessa tradição que inicialmente se inscrevem as preocupações de Jean-Claude Bernardet. Porém, a partir da interrogação de determinados problemas, principalmente os laços entre os cineastas e o Estado, Bernardet recoloca uma série de questões de maneira a reinventar a tradição.
Downloads
Referências
ADAMATTI, M. M. Crítica de cinema e repressão: estética e política no jornal alternativo Opinião. São Paulo: Alameda, 2019.
ALLEN, R. C.; GOMERY, D. Film theory: theory and practice. Boston: McGraw-Hill, 1985.
AMÂNCIO, T. “Pacto cinema - Estado: os anos Embrafilme”. Alceu, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, jul. dez. 2007, p. 173-184. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/Alceu_n15_Amancio.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
ARAÚJO, L. C. “Entre fatos, dados e lacunas”. In: PINTO, I.; MARGARIDO, O. (orgs.). Bernardet 80: impacto e influência no cinema brasileiro. Jundiaí: Paco, 2017, p. 33-41.
BERNARDET, J. C. “Cinema paulista, sinal verde”. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano XXXIX, n. 34, 20 maio 1967, p. 95-99.
BERNARDET, J. C. A comédia cinematográfica no Brasil – Estudo de um gênero cinematográfico. São Paulo: datil, 1968.
BERNARDET, J. C. “A consolidação possível”. In: Trajetória crítica. São Paulo: Polis, 1978, p. 149-155.
BERNARDET, J. C. Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
BERNARDET, J. C. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995.
BERNARDET, J. C; GALVÃO, M. R. O nacional e o popular na cultura brasileira: cinema. Repercussões em caixa de eco ideológica (As ideias de “nacional” e “popular” no pensamento cinematográfico brasileiro). São Paulo: Brasiliense / Embrafilme, 1983.
CHAUÍ, M. “Considerações sobre o nacional-popular”. In: Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2000, p. 85-136.
DUARTE, B. J. As idades do cinema brasileiro. In: Retrospectiva do cinema brasileiro. São Paulo: 1954.
GOMES, P. E. S. “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento”. In: Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra / Embrafilme, 1980, p. 71-87.
GOMES, P. E. S; GONZAGA, A. 70 Anos de cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1966.
LAGNY, M. De l´histoire du cinéma. Méthode historique et histoire du cinéma. Paris: Armand Colin, 1992.
MELO, L. R. “Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes”. Ars, São Paulo, ano 14, n. 28, 2016, p. 221-245.
MORETTIN, E. “Maria Rita Galvão, historiadora”. Vivomatografias, n. 4, dez. 2018, p. 155-166. Disponível em: http://www.vivomatografias.com/index.php/vmfs/article/view/187/195. Acesso em: 20 dez. 2022.
MOTTA, R.P. S. As universidades e o regime militar – Cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ORTIZ, C. O romance do gato preto. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1952.
PARANAGUÁ, P. A. Le cinéma en Amérique Latine: le miroir éclaté – Historiographie et comparatisme. Paris: L’Harmattan, 2000.
PUPPO, E.; HADDAD, V. (orgs.). Cinema Marginal e suas fronteiras – Filmes produzidos nas décadas de 60 e 70. São Paulo: Heco Produções, S.d.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro – Artistas da revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SOUZA, J. I. M. Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
VIANY, A. “Retrato de uma criança (aos 50 anos)”. Manchete, Rio de Janeiro, n. 109, 22 maio 1954, p. 30-32.
VIANY, A. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1959.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arthur Autran
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.