História do cinema, mercado e Estado na obra de Jean-Claude Bernardet

Autores

  • Arthur Autran Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.206251

Palavras-chave:

história do cinema, Estado, mercado, Jean-Claude Bernardet

Resumo

O artigo aborda a reflexão de Jean-Claude Bernardet sobre a história das relações entre a produção brasileira, o mercado e o Estado. O pensamento acerca do cinema brasileiro e sua inserção no mercado possui uma longa tradição que remonta aos anos 1920. A partir da década de 1950, esse foi um veio importante para o desenvolvimento das primeiras pesquisas sobre a história do cinema brasileiro. É nessa tradição que inicialmente se inscrevem as preocupações de Jean-Claude Bernardet. Porém, a partir da interrogação de determinados problemas, principalmente os laços entre os cineastas e o Estado, Bernardet recoloca uma série de questões de maneira a reinventar a tradição.

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Biografia do Autor

  • Arthur Autran, Universidade Federal de São Carlos
    Doutor pela Unicamp. Professor no Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos. Autor dos livros Alex Viany: crítico e historiador, Imagens do negro na cultura brasileira e O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Dirigiu os documentários Minoria absoluta e A política do cinema.

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Publicado

2023-08-14

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

História do cinema, mercado e Estado na obra de Jean-Claude Bernardet. (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.206251