Por uma Genealogia das Festas de Fim do Mundo

Autores

  • Denilson Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.208291

Palavras-chave:

Festas, genealogia, constelação, fim de mundo, modos de vida

Resumo

Por que só pensar o passado a partir do trauma e da ferida? Este ensaio tenta propor uma genealogia no cinema através de festas especialmente aquelas relacionadas a fins de mundo, especialmente, dentro de uma constelação transhistórica e transcultural que inclui os filmes seguintes “Maria Antonieta” (Sofia Coppola, 2006), “As Regras do Jogo” (Jean Renoir, 1939) e “Os Brincos de Madame de...” (Max Ophuls, 1953). Entendemos momentos como a Revolução Francesa, as Primeira e Segunda Guerras Mundiais como fins de mundo nos filmes nos quais há uma sensação de temporalidade frágil e melancólica com a alegria.

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Biografia do Autor

  • Denilson Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação
    É professor titular na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador do CNPq e da FAPERJ. É autor de Mário Peixoto antes e depois de Limite (2021), Afetos, Experiências e Encontros com Filmes Brasileiros Contemporâneos (2016), No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (2012); A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens (2007); O Homem que Amava Rapazes e Outros Ensaios (2002); Nós os Mortos: Melancolia e Neo-Barroco (1999); organizador de O Cinema dos Anos 90 (2005); co-organizador de Imagem e Diversidade Sexual (2004), com Andrea França, de Cinema, Globalização e Interculturalidade (2010), com Lucia Costigan, de Silviano Santiago y Los Estudios Latinoamericanos (2015). Também escreveu Inúteis, Frívolos e Distantes: À Procura dos Dândis (2019) em conjunto com André Antônio Barbosa, Pedro Pinheiro Neves e Ricardo Duarte Filho. Sua atual pesquisa se chama Modernismo, Extrativismo e Decadência.

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Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Por uma Genealogia das Festas de Fim do Mundo. (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.208291