Entrevista com Giuliana Bruno

Autores

  • Luiza Wollinger Delfino Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Esther Império Hamburger Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Cecilia Mello Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Giuliana Bruno Harvard University. Department of Art, Film and Visual Studies

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.220218

Resumo

Em antecipação à sua visita a São Paulo em dezembro de 2023, a Significação: Revista de Cultura Audiovisual realizou uma entrevista online de duas horas com Giuliana Bruno, com foco em Atmospheres of Projection e em suas outras contribuições inovadoras. Bruno é palestrante convidada do workshop interdisciplinar organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em dezembro de 2023. Antes disso, ministrará uma Masterclass na Universidade de São Paulo (USP), evento promovido pelo Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (Laica) e pela Significação: Revista de Cultura Audiovisual, com o apoio da Fapesp, do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (PPGMPA-ECA) e do Programa de Pós-Graduação e m Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (PPGM-Unicamp).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Esther Império Hamburger, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Editora da Revista Significação, Professora Titular do Departamento de Cinema, Radio e TV da ECA-USP e Bolsista ID do CNPq
  • Cecilia Mello, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Editora da Revista Significação, Professora Associada do Departamento de Cinema, Radio e TV da ECA-USP.

Referências

Obras de Giuliana Bruno:

Bruno, G. and Maria Nadotti (eds). 1988. Off screen: Women and Film in Italy; foreword by Laura Mulvey. London and New York: Routledge, 1988.

Bruno, G. and Maria Nadotti (eds). 1991. Immagini allo schermo: La spettatrice e il cinema. Torino: Rosenberg & Sellier.

Bruno, G. 1993. Streetwalking on a Ruined Map: Cultural Theory and the City Films of Elvira Notari, Princeton: Princeton University Press.

Bruno, G. 2002, 2017. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture, and Film, London and New York: Verso.

Bruno, G. 2007. Public Intimacy: Architecture and the Visual Arts, Cambridge, MA: MIT Press, 2007. Foreword by Anthony Vidler.

Bruno, G. 2014. Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media, Chicago: The University of Chicago Press.

Bruno. G. 2022. Atmospheres of Projection: Environmentality in Art and Screen Media, Chicago, The University of Chicago Press.

Bruno, G. 2022. “In the Air: Atmospheric Thinking,” Venti Journal, vol. 2, no. 2. https://www.venti-journal.com/giuliana-bruno

Obras citadas:

Barad, K. 2007. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham, NC: Duke University Press.

Beeston, A. and Stefan Solomon (eds). 2023. Incomplete: The Feminist Possibilities of the Unfinished Film, University of California Press.

Bennett, J. 2010. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham, NC: Duke University Press.

Deleuze, G. 1993. The Fold: Leibniz and the Baroque, trans. T. Conley. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.

Foucault, M. 1972/1969. The Archaeology of Knowledge, trans. A. M. Sheridan Smith. New York: Pantheon Books.

Mulvey, L. 1989. Visual and Other Pleasures. New York: Pallgrave.

Mulvey, L. 2006. Death 24x a Second: Stillness and the Moving Image. London: Reaktion Books.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Entrevista com Giuliana Bruno. (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-31. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.220218