Entrevista com Giuliana Bruno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.220218Resumo
Em antecipação à sua visita a São Paulo em dezembro de 2023, a Significação: Revista de Cultura Audiovisual realizou uma entrevista online de duas horas com Giuliana Bruno, com foco em Atmospheres of Projection e em suas outras contribuições inovadoras. Bruno é palestrante convidada do workshop interdisciplinar organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em dezembro de 2023. Antes disso, ministrará uma Masterclass na Universidade de São Paulo (USP), evento promovido pelo Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (Laica) e pela Significação: Revista de Cultura Audiovisual, com o apoio da Fapesp, do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (PPGMPA-ECA) e do Programa de Pós-Graduação e m Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (PPGM-Unicamp).
Downloads
Referências
Obras de Giuliana Bruno:
Bruno, G. and Maria Nadotti (eds). 1988. Off screen: Women and Film in Italy; foreword by Laura Mulvey. London and New York: Routledge, 1988.
Bruno, G. and Maria Nadotti (eds). 1991. Immagini allo schermo: La spettatrice e il cinema. Torino: Rosenberg & Sellier.
Bruno, G. 1993. Streetwalking on a Ruined Map: Cultural Theory and the City Films of Elvira Notari, Princeton: Princeton University Press.
Bruno, G. 2002, 2017. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture, and Film, London and New York: Verso.
Bruno, G. 2007. Public Intimacy: Architecture and the Visual Arts, Cambridge, MA: MIT Press, 2007. Foreword by Anthony Vidler.
Bruno, G. 2014. Surface: Matters of Aesthetics, Materiality, and Media, Chicago: The University of Chicago Press.
Bruno. G. 2022. Atmospheres of Projection: Environmentality in Art and Screen Media, Chicago, The University of Chicago Press.
Bruno, G. 2022. “In the Air: Atmospheric Thinking,” Venti Journal, vol. 2, no. 2. https://www.venti-journal.com/giuliana-bruno
Obras citadas:
Barad, K. 2007. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham, NC: Duke University Press.
Beeston, A. and Stefan Solomon (eds). 2023. Incomplete: The Feminist Possibilities of the Unfinished Film, University of California Press.
Bennett, J. 2010. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham, NC: Duke University Press.
Deleuze, G. 1993. The Fold: Leibniz and the Baroque, trans. T. Conley. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.
Foucault, M. 1972/1969. The Archaeology of Knowledge, trans. A. M. Sheridan Smith. New York: Pantheon Books.
Mulvey, L. 1989. Visual and Other Pleasures. New York: Pallgrave.
Mulvey, L. 2006. Death 24x a Second: Stillness and the Moving Image. London: Reaktion Books.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luiza Wollinger Delfino; Esther Império Hamburger, Cecilia Mello, Giuliana Bruno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.