A lógica dialética da percepção cinematográfica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59956Palavras-chave:
Percepção, dialética, linguagem cinematográfica.Resumo
O cinema, como a pintura e a fotografia, utiliza a propriedade humana de perceber partes de imagens que estão fora do quadro/ tela a partir de partes das mesmas imagens que estão no quadro/ tela, expressando uma dialética entre o que se vê e o que não se vê. No cinema, essa dialética se realiza através de imagens em movimento, tendo alcançado um maior desenvolvimento graças à invenção do corte e, por conseguinte, da montagem, tornando-se o que denominamos lógica dialética da percepção cinematográfica, da qual iremos tratar neste texto.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-06-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Vinicius Bandera
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Bandera, V. (2013). A lógica dialética da percepção cinematográfica. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 40(39), 178-202. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59956