A lógica dialética da percepção cinematográfica

Autores

  • Vinicius Bandera Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59956

Palavras-chave:

Percepção, dialética, linguagem cinematográfica.

Resumo

O cinema, como a pintura e a fotografia, utiliza a propriedade humana de perceber partes de imagens que estão fora do quadro/ tela a partir de partes das mesmas imagens que estão no quadro/ tela, expressando uma dialética entre o que se vê e o que não se vê. No cinema, essa dialética se realiza através de imagens em movimento, tendo alcançado um maior desenvolvimento graças à invenção do corte e, por conseguinte, da montagem, tornando-se o que denominamos lógica dialética da percepção cinematográfica, da qual iremos tratar neste texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius Bandera, Universidade de São Paulo
    Pós-doutorando em história social pela Universidade de São Paulo. Doutor em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em ciência política pela Universidade Estadual de Campinas. Autor de Liberalismo e cientificismo: conflito de paradigmas na proteção/ correção de menores na virada do século XIX para o XX (Editora UFRJ, no prelo).

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

A lógica dialética da percepção cinematográfica. (2013). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 40(39), 178-202. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59956