A hora dos fornos e o cinema político italiano por volta de 1968

Autores/as

  • Mariano Mestman Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.145159

Palabras clave:

Mostra do Novo Cinema de Pesaro, 1968, A hora dos fornos, Terceiro Cinema, cinema político

Resumen

A IV Mostra del Nuovo Cinema di Pesaro (Itália) foi um evento-chave no qual confluiu o cinema político latino-americano. Em junho de 1968, entre os festivais de Cannes (maio) e Veneza (agosto-setembro) – sacudidos pelas revoltas do 1968 –, Pesaro também viveu dias agitados, convulsionados. Foi aí que A hora dos fornos (1966-1968), de Solanas e Getino, teve sua estreia internacional. Este artigo reconstrói os eventos de Pesaro a partir de documentos internos da Mostra, além de escritos e testemunhos de seus principais protagonistas italianos: Lino Micciché, Goffredo Fofi, Valentino Orsini, entre outros. Ao mesmo tempo, o texto revisita os vínculos prévios de Solanas e Getino com o cinema político italiano, bem como a inserção de A hora dos fornos no circuito do cinema militante daquele país.

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Publicado

2018-07-04

Cómo citar

Mestman, M. (2018). A hora dos fornos e o cinema político italiano por volta de 1968. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(50), 297-317. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.145159