Dois e dois, quatro: Temporalidade, performance e ensaio fílmico em Os Sonhados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.194124Parole chiave:
Cartas, Ensaio fílmico, Performance, Presença, Temporalidade, TraumaAbstract
Neste texto, proponho uma leitura do ensaio fílmico Die Geträumten (Os sonhados, 2016), de Ruth Beckermann, e da troca epistolar entre Paul Celan e Ingeborg Bachmann, Tempo do coração. Primeiro, apresento algumas questões da troca de cartas entre Celan e Bachmann, depois associo a característica do ensaio fílmico ao tema da performance e do tempo. Por fim, aprofundo a questão da temporalidade, associando-a à discussão dos personagens presentes na trama enquanto escolha para escapar dos referenciais teóricos do trauma para a Literatura, o Cinema e a História.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALTER, N. M. The Essay Film after Fact and Fiction. New York: Columbia University Press, 2018.
BERNHARDT, T. A Extinção. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BACHMANN, I.; CELAN, P.; BADIOU, B.; HÖLLER, H.; STOLL, A.; WIEDERMANN, B. (ed.). Herzzeit: Ingeborg Bachmann – Paul Celan Der Briefwechsel. Mit den Briefwechseln zwischen Paul Celan und Max Frisch sowie zwischen Ingeborg Bachmann und Gisèle Celan-Lestrange. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2008.
BACHMANN, I. O tempo adiado e outros poemas. Seleção, tradução e posfácio: Claudia Cavalcanti. São Paulo: Todavia, 2020.
CANETTI, E. O outro processo. As cartas de Kafka a Felice. Tradução: Herbert Caro. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.
FOSTER, H. “An archival impulse”. October, Cambridge, v. 110, p. 3-22, 2004.
FOSTER, H. O retorno do real. Tradução: Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac &
Naify, 2014.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2010.
GUMBRECHT, H. U. Atmosfera, ambiência, stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2014.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Tradução: André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
KERMODE, F.; KERMODE, A. The Oxford book of letters. Oxford: Oxford University Press, 1995.
LACAPRA, D. History and its limits. Human, animal, violence. Ithaca: Cornell University Press, 2009.
LUDMER, J. Aqui América Latina: uma especulação. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.
MAEDING, L. “Gespräch und Schweigen. Zum Ort der Dichtung im Briefwechsel” WIMMER, Gernot (Hrsg.). Ingeborg Bachmann und Paul Celan. Historischpoetische Korrelationen. Untersuchungen zur deutschen Literaturgeschichte. Berlin; Bosto: Walter de Gruyter, 2014.
WEIGEL, Sigrid. Traurig verliebt: Ingeborg Bachmann und Paul Celan. Sigrid Weigel im Gespräch mit Sigrid Brinkmann. Berlin: Deutschlandfunk Kultur, 26 set. 2016. Disponível em: https://www.deutschlandfunkkultur.de/ Acesso em: 26 maio 2021.
STAM, R. A Literatura através do cinema. Realismo, magia e arte da adaptação. Tradução: Marie-Anne Kremer e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Referências audiovisuais
DIE Geträumten (Os Sonhados). Ruth Beckermann, Áustria, 2016.
LIGHTNING over water (Um Filme para Nick). Wim Wenders, Suécia, 1980
SHOAH. Claude Lanzmann, França, 1985.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Eduardo Ferraz Felippe
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.