Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro

Autori

  • Vera Lúcia Follain de Figueiredo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68169

Parole chiave:

Imagens técnicas, Distância, Espetáculo.

Abstract

A leitura de textos críticos contemporâneos que abordam a proliferação das imagens técnicas nos permite dizer que, apesar do anunciado fim da metafísica ocidental, a teoria platônica dos dois mundos (o das aparências e o das verdades eternas) tem sido, por tortuosos caminhos, recorrentemente revitalizada. As associações entre olhar e passividade e entre mediação e simulacro abrem espaço para as profecias de um mundo de sombras criado pelos próprios mecanismos de racionalização modernos. Colocando em diálogo diferentes avaliações das mudanças provocadas pela multiplicação das imagens técnicas, busca-se, neste artigo, discutir os tratamentos dados à questão da distância da representação, da contemplação e do espetáculo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Professora associada do Departamento de Comunicação Social da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq.

Pubblicato

2011-06-22

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 183-199. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68169