Labirintos do trabalho no cinema brasileiro: Fragmentos para uma história da representação da classe trabalhadora no filme de ficção

Autori

  • Alfredo Suppia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83426

Parole chiave:

Cinema, trabalho, classe trabalhadora, Cinema Novo, Cinema da Retomada.

Abstract

Este artigo procura isolar o tema “trabalho” do contexto mais amplo
de “popular”, no sentido de observar mais detidamente formas
e estratégias de representação da classe trabalhadora no cinema
brasileiro, sugerindo um itinerário de investigações para pesquisas
futuras mais “verticalizadas”. Assim, propomos uma trajetória de
análise que parte do período silencioso, passando pela emergência do
cinema moderno no Brasil e pelos anos 1980, chegando ao cenário
da “Retomada” (período aproximado entre 1993 e 2003).

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Biografia autore

  • Alfredo Suppia

    Doutor em Multimeios (Unicamp), professor de cinema da
    Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-doutorando na ECA-
    USP. E-mail: alsuppia@gmail.com.

Pubblicato

2014-07-31

Come citare

Labirintos do trabalho no cinema brasileiro: Fragmentos para uma história da representação da classe trabalhadora no filme de ficção. (2014). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(41), 178-197. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83426