Idosos na publicidade: o que dizem os criativos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e227032

Palavras-chave:

Publicidade, Processo de criação, Criativos, Idosos

Resumo

Este artigo tem como objetivo averiguar se conhecimentos sobre a velhice são agregados ao processo de criação em publicidade, quando esse processo envolve pessoas idosas na composição de peças publicitárias. Assim, apresentamos reflexões sobre a velhice e explicações referentes à constituição de uma amostra de interesse, com seis peças publicitárias envolvendo pessoas idosas, analisadas a partir do depoimentos de criativos dessas peças. Constatamos que, para as peças da amostra, os criativos não se envolveram com conhecimentos específicos sobre a velhice. O artigo é relevante por tentar sensibilizar os criativos quanto à valorização de conhecimentos relativos ao tema da campanha, o que pode gerar produtos originais com potencial para suscitar questionamentos sobre tópicos relevantes no contexto atual e amenizar ou abandonar crenças estereotipadas.

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Biografia do Autor

  • Bruno Antônio da Silva Martins, Universidade de Sorocaba

    Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba, docente na Universidade de Sorocaba.

  • Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, pós-doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e no Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

MARTINS, Bruno Antônio da Silva; DRIGO, Maria Ogécia. Idosos na publicidade: o que dizem os criativos?. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e227032, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e227032. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/227032.. Acesso em: 20 abr. 2025.