Transformações nas percepções sobre publicidade: relato de uma experiência docente sobre as possíveis influências do ensino superior

Autores

  • Dôuglas Aparecido Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e229193

Palavras-chave:

Ensino superior, Percepções dos alunos., Publicidade

Resumo

Este estudo analisa as mudanças nas percepções de alunos de publicidade após um semestre de ensino superior. O artigo explora como os conteúdos e as metodologias pedagógicas podem ter influenciado a compreensão dos estudantes sobre o campo publicitário. A análise categoriza as percepções dos alunos em quatro perspectivas: mercadológica, persuasiva, promocional e social. Conclui-se que as características que marcam a formação superior de publicidade no Brasil podem ser percebidas na fala dos alunos, o que demonstra uma relação entre o ensino e a mudança de perspectiva sobre o assunto.

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Biografia do Autor

  • Dôuglas Aparecido Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Comunicação Social na UFMG. Mestre em Comunicação Social – Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com período de intercâmbio na Ural Federal University (UrFU – Ecaterimburgo, Rússia) para cursar disciplinas no Departamento de Comunicação de Marketing e Branding. Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela PUC-Minas e bacharel em Comunicação Social (Gestão da Comunicação Integrada) – Habilitado em Publicidade e Propaganda pela mesma universidade. Membro do GRIS – Grupo de Imagem e Sociabilidade (UFMG) e Midiáticus – Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia (UFMT). Vencedor do Prêmio ABRAPCORP de Dissertações em 2017.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

FERREIRA, Dôuglas Aparecido. Transformações nas percepções sobre publicidade: relato de uma experiência docente sobre as possíveis influências do ensino superior. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e229193, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e229193. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/229193.. Acesso em: 22 abr. 2025.