A Substância: uma imersão no universo do consumo de Bauman e da construção do eu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231309Palavras-chave:
A Substância, Comunicação, Consumo, Atividade humana, Pós-modernidadeResumo
Em uma sociedade em que o consumo torna-se um dos pilares centrais para a construção de uma identidade e de um senso de “Eu”, o filme A Substância expõe metaforicamente o declínio do senso de valor próprio de um indivíduo à medida em que passa a não atender às expectativas sociais imagéticas, e como a indústria do consumo encontra, neste cenário, um mercado a ser explorado. Este trabalho visa realizar um paralelo entre os tópicos abordados pelo filme e os conceitos relacionados ao consumo e autoconstrução identitária contemporânea apresentados por Bauman em suas obras.
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Referências
A SUBSTÂNCIA. Direção de Coralie Fargeat. [S. l.]: Mubi, 2024.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
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LACAN, Jacques. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
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