A Substância: uma imersão no universo do consumo de Bauman e da construção do eu

Autores

  • Matheus Weslley Gonçalves Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231309

Palavras-chave:

A Substância, Comunicação, Consumo, Atividade humana, Pós-modernidade

Resumo

Em uma sociedade em que o consumo torna-se um dos pilares centrais para a construção de uma identidade e de um senso de “Eu”, o filme A Substância expõe metaforicamente o declínio do senso de valor próprio de um indivíduo à medida em que passa a não atender às expectativas sociais imagéticas, e como a indústria do consumo encontra, neste cenário, um mercado a ser explorado. Este trabalho visa realizar um paralelo entre os tópicos abordados pelo filme e os conceitos relacionados ao consumo e autoconstrução identitária contemporânea apresentados por Bauman em suas obras.

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Biografia do Autor

  • Matheus Weslley Gonçalves Oliveira, Universidade de São Paulo

    Pós-graduando no MBA Cultura Material e Consumo da Universidade de São Paulo (USP). Relações Públicas pelo Centro Universitário das Américas (FAM).

Referências

A SUBSTÂNCIA. Direção de Coralie Fargeat. [S. l.]: Mubi, 2024.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

OLIVEIRA, Matheus Weslley Gonçalves. A Substância: uma imersão no universo do consumo de Bauman e da construção do eu. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e231309, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231309. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/231309.. Acesso em: 22 abr. 2025.