A telenovela Vai na Fé, a cultura da convergência e o epraiamento transmidiático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231440

Palavras-chave:

telenovela, vai na fé , convergência, espraiamento, transmídia

Resumo

Este artigo propõe leitura e interpretação dos conceitos de convergência e espraiamento midiático na telenovela Vai na Fé a partir de obras de Svartman, Jenkins, Ford e Green. O objeto da análise está centrado na trama da personagem Wilma Campos (Renata Sorrah). Repleta de recursos de metalinguagem, o enredo dessa personagem ganha potência na interação com o público, culminando na sua disseminação em diversas outras telas. A análise constatou o valor da convergência e do espraiamento midiático manifestados na produção, na recepção e na circulação audiovisual, o que valida os preceitos conceituais de Svartman, Jenkins, Ford e Green de que não existe espectador passivo, e da potência transmidiática dos conteúdos audiovisuais.

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Biografia do Autor

  • Bruno Fracchia, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Artes Cênicas, Licenciado em Letras e Graduado em Letras e Artes Cênicas pela mesma universidade. Pesquisador do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

    Professora titular de Semiótica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Presidente da Federación Latino-americana de Semiótica (Fels) e líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (CESC3).

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

FRACCHIA, Bruno; PEREZ, Clotilde. A telenovela Vai na Fé, a cultura da convergência e o epraiamento transmidiático. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e231440, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231440. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/231440.. Acesso em: 22 abr. 2025.