Significado, desejo e consumo: dinâmicas e estratégias semióticas de atribuição de valor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231656Palavras-chave:
Cultura do consumo, Valor simbólico, Processo de significação, Sujeito do desejo, SemióticaResumo
Este artigo busca compreender a complexidade das inter-relações entre os processos de significação e formação do desejo na cultura de consumo. Por meio de uma abordagem baseada na semiótica peirceana, busca explicitar em profundidade os fundamentos conceituais da transferência de valor simbólico para os bens de consumo, evidenciando as dinâmicas de atribuição desses valores, mostrando a relação do sujeito do desejo com os interpretantes gerados no processo de semiose, desvelando a estrutura lógica e formal das estratégias que suscitam o desejo e orientam as ações e decisões do consumidor. Ao final, considera-se o papel da semiótica tanto na manipulação desses significados como na compreensão dos aspectos da cultura do consumo a serem aprimorados.
Downloads
Referências
CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2002.
CHIACHIRI, Roberto. A estratégia de sugestão na publicidade: uma análise semiótica. Pereira Barreto, SP: Academia Editorial, 2006.
CITELLI, Adison. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2002.
FONTENELLE, Isleide A. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
JUNGK, Isabel. Signos do consumo e a insatisfação do sujeito. Signos do Consumo, v. 13, p. 1-13, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e186905>. Último acesso 22/11/2024.
JUNGK, Isabel. Cultura & bens de consumo: dinâmicas simbólicas de significação. In Bem-estar na cultura: consumo de satisfações? Oscar A. Cesarotto e Clotilde Perez (orgs.). São Paulo: ECA-USP, 2023.
LIMA, Diana Nogueira de Oliveira. Consumo: Uma perspectiva antropológica. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.
MEZAN, Renato. Sonhos induzidos: a eficácia psíquica da publicidade. A ciência dos sonhos: um século de interpretação freudiana. Fani Hisgail (org.). São Paulo: Unimarco Editora, 2000.
MCCRAKEN, Grant. Cultura & consumo. Trad. Fernanda Eugenio. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.
PEIRCE, Charles S. The Essential Peirce: Selected Philosophical Writings. Vol. 1, Nathan Houser and Christian Kloesel (Eds.), 1992. Vol. 2, The Peirce Edition Project (Ed.), 1998. Bloomington: Indiana University Press. (Citado como EP seguido do nº do volume).
PEIRCE, Charles S. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Vols. 1-6; Charles Hartshorne e Paul Weiss (eds.), 1931.Vols. 7-8; Arthur W. Burks (ed.), 1958. Cambridge: Harvard University Press. Citado como CP (Collected Papers) seguido do número do volume, ponto e número do parágrafo, antecedido pelo ano original do manuscrito.
PEREZ, Clotilde. Há limites para o consumo? São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2020.
PEREZ, Clotilde. Signos da Marca: Expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2000.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SILVEIRA, Lauro Frederico Barbosa. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin do Brasil, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Profa. Dra. Isabel Jungk

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.