Significado, desejo e consumo: dinâmicas e estratégias semióticas de atribuição de valor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231656

Palavras-chave:

Cultura do consumo, Valor simbólico, Processo de significação, Sujeito do desejo, Semiótica

Resumo

Este artigo busca compreender a complexidade das inter-relações entre os processos de significação e formação do desejo na cultura de consumo. Por meio de uma abordagem baseada na semiótica peirceana, busca explicitar em profundidade os fundamentos conceituais da transferência de valor simbólico para os bens de consumo, evidenciando as dinâmicas de atribuição desses valores, mostrando a relação do sujeito do desejo com os interpretantes gerados no processo de semiose, desvelando a estrutura lógica e formal das estratégias que suscitam o desejo e orientam as ações e decisões do consumidor. Ao final, considera-se o papel da semiótica tanto na manipulação desses significados como na compreensão dos aspectos da cultura do consumo a serem aprimorados.

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Biografia do Autor

  • Isabel Jungk, Universidade de São Paulo

    Docente no curso de pós-graduação lato sensu em Cultura Material e Consumo – Perspectivas Semiopsicanalíticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Integra o grupo de pesquisa Leituras Avançadas de Peirce do Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP) da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), com ênfase na pesquisa em Aprendizagem e Semiótica Cognitiva pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também é mestre em Comunicação e Semiótica, com ênfase em Análise das Mídias e Especialista em Semiótica Psicanalítica pela mesma Universidade. Dedica-se ao estudo e à pesquisa interdisciplinar nas áreas de linguagens verbal e visual, semiótica, teoria de Charles S. Peirce, comunicação, psicanálise e cultura, cognição e relação humano-técnica.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

JUNGK, Isabel. Significado, desejo e consumo: dinâmicas e estratégias semióticas de atribuição de valor. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e231656, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e231656. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/231656.. Acesso em: 22 abr. 2025.