Uma proposta para caracterizar as estratégias persuasivas em reviews gastronômicos realizados por influenciadores digitais no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e232394

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, Reviews gastronômicos, Instagram

Resumo

O texto apresenta uma proposta para caracterizar as estratégias persuasivas em reviews gastronômicos realizados por influenciadores digitais no Instagram. A partir de uma abordagem etnográfica, em articulação com as discussões teóricas sobre o tema, foi realizada uma observação de cinco perfis de influenciadores digitais brasileiros, @sofiasporai, @reviewsporsp, @rolezandoembrasilia, @indo.comer e @belemdiicas. As estratégias persuasivas dos reviews realizados por influenciadores na plataforma são uma forma de publicização realizada a partir da publicidade de experiência. Na construção da mensagem, os reviews apresentam duas lógicas mobilizantes: emocional e racional. Por meio de testemunhos e apelos emocionais, essas apresentam cinco características persuasivas: expressões persuasivas, atributos gastronômicos, estímulos sensoriais, coloquialidade e autenticidade.

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Biografia do Autor

  • Giovanna Parise, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Jornalista, Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.

  • Laura Wottrich, Universidade Federal de Santa Maria

    Publicitária, Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS; Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

PARISE, Giovanna; WOTTRICH, Laura. Uma proposta para caracterizar as estratégias persuasivas em reviews gastronômicos realizados por influenciadores digitais no Instagram. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e232394, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e232394. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/232394.. Acesso em: 21 abr. 2025.