Tudo é #publi? A Dimensão Sutil e Complexa da Publicidade do Cotidiano.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e232454

Palavras-chave:

Publicidade do cotidiano, Publicidade de rotina, Consumo, Influência digital, Prossumerismo

Resumo

A ascensão da cultura participativa e do prossumerismo digital transformou as dinâmicas do marketing e da comunicação no século XXI. Os sites de redes sociais modificaram as formas de comunicar, comprar e se perceber, levando um número crescente de pessoas a querer ver e ser visto. Nessa perspectiva, sites de redes sociais como Instagram e TikTok se configuram como “diários panópticos” e atraem milhões de pessoas no mundo inteiro, sendo plataformas de grande relevância social e econômica no Capitalismo de Vigilância. Nesse, os amadores se utilizam de estratégias de visibilidade para compartilhar o dia a dia nas redes sociais digitais e fortalecer sua influência perante suas audiências. Nessa configuração, pessoas “comuns” se tornam comunicadoras e atingem milhares de seguidores, como fazem as celebridades, podendo, inclusive, vir a se tornar uma delas. Essas transformações socioculturais impulsionam mudanças significativas no “fazer publicidade” e no que passa a ser considerado, de fato, uma publicidade, fazendo-nos questionar, por exemplo, se o compartilhamento de fragmentos do nosso cotidiano pode ser considerado uma forma de publicidade. Esta pesquisa qualitativa busca problematizar o transbordamento do fazer publicitário numa publicidade cotidiana, porosa, imbricada com a rotina dos sujeitos, profundamente implicados em novas lógicas mercadológicas e comunicacionais, no que podemos nomear como Publicidade do Cotidiano ou Publicidade de Rotina.

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Biografia do Autor

  • Klenny Ellen Alves, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE), na Linha de Mídia, Linguagens e Processos Sociopolíticos.

  • Izabela Domingues, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE), na Linha de Mídia, Linguagens e Processos Sociopolíticos, e do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

ALVES, Klenny Ellen; DOMINGUES, Izabela. Tudo é #publi? A Dimensão Sutil e Complexa da Publicidade do Cotidiano. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e232454, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e232454. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/232454.. Acesso em: 21 abr. 2025.