A Linguagem das Mercadorias

Autores

  • Lucia Santaella PUC-SP
  • Winfried Nöth Universidade de Kessel

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i1p21-43

Palavras-chave:

mercadoria, signos, linguagem, sistema

Resumo

Mercadorias têm sido estudadas pela economia, economia política e, evidentemente, pelo marketing. Tendo como base a semiótica, ciência geral de todos os tipos de signos e seus respectivos modos de produzir sentido, este artigo visa analisar as mercadorias em sua natureza e funcionamento de linguagem. Para isso, depois de examinar as teorias semióticas das mercadorias e as abordagens antropológicas, as mercadorias são apresentadas como signos em uma visão pluralista. Assim, a mercadoria é contemplada como signo utilitário, como signo comercial e como signo sociocultural. Por fim, são analisados os processos de semiotização por que passam as mercadorias e a linguagem da mercadoria como um sistema.

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Biografia do Autor

  • Lucia Santaella, PUC-SP
    Professora Titular da PUC-SP junto ao Progarma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
  • Winfried Nöth, Universidade de Kessel
    Professor Titular da Universidade de Kessel na Alemanha

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Publicado

2009-06-16

Como Citar

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. A Linguagem das Mercadorias. Signos do Consumo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 21–43, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v1i1p21-43. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42763.. Acesso em: 24 jun. 2025.