Tradução sonora: perspectivas fonéticas na tradução e o caso Humpty Dumpty

Autor/innen

  • Monique Pfau Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda da Silva Góis Costa Universidade Federal da Bahia
  • Marília Portela Universidade Federal da Bahia
  • Marília Santana Universidade Federal da Bahia
  • Nathalia Amaya Borges Universidade Federal da Bahia
  • Simone Salles Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v41p30-52

Schlagwörter:

Tradução sonora, Texto poético, Humpty Dumpty

Abstract

Este artigo apresenta um breve estudo bibliográfico e um experimento comentado sobre tradução sonora, tema ainda pouco discutido nos Estudos da Tradução no Brasil. A tradução sonora, observada em alguns poemas e músicas, está fortemente embasada na busca pela repetição ou adaptação da acústica do texto-fonte, levando ou não em consideração outros sistemas linguísticos, como o semântico e o léxico. O referencial teórico sobre conceitos, críticas e exemplos que circundam o tema (Catford, 1965; Venuti, 1995; Pishchikov, 2016; Dembeck, 2015; Hilson, 2013; etc.) evidencia o valor literário da tradução sonora que, apesar de não haver um reconhecimento unânime da tradução sonora ser de fato uma tradução, apresenta-se aqui estudos que mostram discussões a partir de um caráter político e cultural que a reconhecem como legítima. O experimento de tradução foi inspirado na tradução sonora da canção inglesa Humpty Dumpty (1797), de Mother Goose, para o francês, por Van Rooten. Essa tradução é bastante polêmica entre os/as pesquisadores/as por ser um caso extremo de tradução sonora, gerando um texto desprovido de significado. A tradução puramente sonora da canção inglesa para o português brasileiro forneceu meios para observar os diversos sistemas acústicos levantados na seção teórica e as limitações das possibilidades da língua-alvo em repetir alguns sons da língua-fonte. A partir deste estudo, defende-se que a tradução sonora coloca em evidência a fonética como elemento identitário da cultura-fonte.

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Autor/innen-Biografien

  • Monique Pfau, Universidade Federal da Bahia

    Professora de Letras da Universidade Federal da Bahia, orientadora de tradutores/as em formação pelo NUPEL/ILUFBA e líder do grupo de pesquisa Textos Fundamentais em Tradução.

  • Fernanda da Silva Góis Costa, Universidade Federal da Bahia

    Licenciada e Bacharelaem Letras Inglês, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Língua e Culturapela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do grupo de pesquisa Textos Fundamentais em Tradução.

  • Marília Portela, Universidade Federal da Bahia

    Bacharela em Letras Inglês pela Universidade Federal da Bahia, foi tradutora em formação pelo NUPEL/ILUFBA, pesquisadora do grupo de pesquisa Textos Fundamentais em Tradução.

  • Marília Santana, Universidade Federal da Bahia

    Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Federal da Bahia, pesquisadora do grupo de pesquisa Textos Fundamentais em Tradução Universidade Federal da Bahia.

  • Nathalia Amaya Borges, Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Letras Inglês pela Universidade Federal da Bahia, foi tradutora em formação pelo NUPEL/ILUFBA e pesquisadora do grupo de pesquisa Textos Fundamentais em Tradução Universidade Federal da Bahia.

  • Simone Salles, Universidade Federal da Bahia

    Graduanda em Letras Inglês pela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do grupo de pesquisa Textos Fundamentais em Tradução Universidade Federal da Bahia.

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Veröffentlicht

2022-02-10

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

Pfau, M., Costa, F. da S. G. ., Portela, M., Santana, M., Borges, N. A. ., & Salles, S. (2022). Tradução sonora: perspectivas fonéticas na tradução e o caso Humpty Dumpty . Tradterm, 41, 30-52. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v41p30-52